sábado, 10 de agosto de 2013

Girassóis

Em 2010 recebi umas sementes que uma amiga grega teve a simpatia de me enviar e fiz a primeira tentativa para ter girassóis em casa. Não correu muito bem, mas estou em crer que também não lhes terei proporcionado as melhores condições para que tivessem grande sucesso. Coloquei algumas sementes diretamente no solo sem lhes prestar muita atenção, e não terá sido só azar que tenha tido só uma planta e que não se devolveu totalmente ficando demasiado pequena e atrofiada.

Este ano comprei algumas sementes na internet e coloquei-as a germinar  nuns copos de plástico com composto orgânico e a situação já foi totalmente diferente. Aproveitei também e enterrei duas sementes que a minha amiga me havia enviado num vaso grande que tem um acer palmatum, e confesso que só me lembrei delas quando reparei que estavam duas plantas no vaso! Nem sequer tinha grande esperança que nascessem, afinal já estão com três anos e poderiam não estar boas - a validade era só até 2012 -  mas também como não perdia nada decidi arriscar. 

Transplantei as plantas das sementes que comprei este ano para duas floreiras grandes de cimento e as plantas das sementes com três anos para vasos. 
E foi desta forma que este ano salpiquei com um pouco de amarelo a frente da minha casa. Os girassóis que a minha amiga me enviou são mais altos e aparentemente só dão uma flor.

Girassol - Helianthus annuus
As sementes que comprei dão uma planta mais pequena, porém do tronco principal saem muitos rebentos que dão origem a novas flores. 



Não tenho preferência, acho que cada variedade tem o seu interesse, contudo cá para mim, estão ambos avariados! Tanto uns como outros não andam nada a seguir o sol! Estão unicamente virados para nascente e assim ficam o dia todo! 

2 comentários:

  1. A única palavra que me lembro para definir os girassóis é "creepy". Acho que é uma flor assustadora, grande demais, de um amarelo meio mortiço... decididamente não gosto de girassóis.

    ResponderEliminar
  2. Olha, lembrei-me de ti quando no domingo andei pelo Parque Biológico e vi o campo de girassóis que eles têm lá!

    ResponderEliminar