quinta-feira, 12 de setembro de 2013

Alarme na campainha

Não sei se é só impressão minha, mas parece-me que a vespa não é animal que reúna muita simpatia em torno de si. Ao contrário da abelha que produz mel útil ao homem, a vespa é conhecida por se aproximar indesejadamente, muitas vezes atraída pela bebida, e deixar logo as pessoas nervosas, muitas vezes esbracejando, precisamente o que não se deve fazer nessas situações. 

Mas a vespa é um inseto duplamente útil nos nossos jardins ou hortas. Por um lado porque se trata, tal como a abelha, de um polinizador, mas tão ou mais importante que isso, é ser um grande predador que pode ser muito importante no controlo natural das pragas que atacam as plantas.

As vespas gostam de viver perto do homem, e mais interessante é, gostarem até de aproveitar materiais ou construções que fazemos, como abrigos onde constroem os seus ninhos. É verdade que nem sempre escolhem os sítios mais discretos, mas já lá vamos.

No ano passado pude assistir de perto à construção de um ninho de vespas. Inicialmente uma vespa começou a construir na parte de dentro do portão, debaixo de uma barra da estrutura, mas rapidamente deve ter chegado à conclusão que a largura da barra não seria suficiente, e então resolveu recomeçar do zero noutro local. E qual foi esse sítio? Debaixo da da chapa que protege a campainha! É virado a sul, tinha o abrigo perfeito, e rapidamente meteu patas à obra!

Início da construção do ninho de vespa


É interessante que ao início é só uma vespa que começa a trabalhar. Deve ser a arquiteta-rainha ou mestre-de-obras certamente! mas aos poucos outras vespas aparecem e juntas continuam a trabalhar de forma empenhada e rapidamente os progressos são visíveis. Apesar do sítio pouco próprio eu fui deixando as senhoras trabalhar, até que a coisa começou a ficar demasiado visível, e parece que algumas pessoas que ali passavam se mostravam mais incomodados com a coisa que eu. Claro que a mim ninguém tem confiança para me dizer o que quer que seja, mas a coisa chegou aos ouvidos da minha mãe. 

É verdade que as vespas são muito nervosas, não gostam nada de movimentos bruscos, e se nos aproximamos demasiado, rapidamente uma ou duas levantam logo voo para ver o que se está a passar! Mas quem corria riscos de ser picado era eu, e não propriamente as pessoas que passam na estrada. Mas eu fui aparando as sebes, entrava e saída de casa, e nunca tive problemas, também o acordo era esse, eu deixava-as fazer a casa ali, e elas não me picavam! Por outro lado sabia perfeitamente que iria ter de retirar dali o ninho, pois não é muito agradável alguém ir tocar à campainha e não o fazer porque está ali um alarme pronto a atacar! Mas para certas visitas indesejáveis até dava jeito!

Elas começam a trabalhar na primavera e três meses depois os trabalhos já vão muito adiantados, e já estamos perante uma casa com muitas assoalhadas e bebés a caminho!



A verdade é que certo dia cheguei a casa e o ninho já lá não estava, e até tenho as minhas suspeitas de quem é que o tirou, de qualquer das formas, eu mesmo, mais dia menos dia, teria de o fazer.
Mas qual não é o meu espanto, quando, esta primavera, dou de caras de novo com uma vespa a rondar a campainha! E passado uns dias começou mesmo ali os trabalhos de nova casa! 
Achei que deveria desde logo travar a coisa, e limpei tudo, e claramente a vespa entendeu a mensagem, e foi fazer o ninho num ramo de escalonia dentro do poste de eletricidade, uns dois metros ao lado! E com vantagens inequívocas, desde logo porque têm um teto bem mais largo que as protegerá da chuva por exemplo, e por outro lado estão muito bem camufladas porque o ramo das sebes infiltrou-se por um buraco do poste e dão-lhes a ocultação perfeita do ninho.


E assim tudo está bem. Eu continuo a ter vespas a aumentar rapidamente sua prole que me ajudam a combater as pragas que atacam algumas plantas, e a vizinhança tranquila porque aparentemente não andam vespas por perto!

2 comentários:

  1. Bucolico
    As vespas são mesmo uma praga, infelizmente a abater, quando em demasia. Mesmo que retire o ninho, seja de que forma fôr, tem sempre que ter em atenção, que no local do ex-ninho existem feromonas, para que elas possam regressar no calor a um local mais apetecivel. Tem que lavar com creolina, aspergir com solfac wp10.
    Tenho 2 amigos apicultores que se queixam das investidas das mesmas contra as abelhas. Mas os apicultores nada podem usar relativamente a quimicos, por causa das abelhas. Então, recorrem à mézinha caseira: Garrafa plastica perfurada de forma a que possam entrar e de lá não sair, com restos de maçã, pêra, qualquer fruta doce e adicionando ainda vinho ou cerveja. É uma tentativa de travar as predadoras vespas e não prejudicar as abelhas trabalhadoras.
    Eu entro em pânico sempre que vejo uma vespa. No ano passado (2013) fui picada por uma vespa no dedo anelar da mão direita. Descobri da pior maneira, que sou alergica. O braço direito inchou o dobro até ao ombro. Fiquei internada num hospital de Lisboa. A mão com queimadura de 1º grau.. Contratei uma empresa de desinfestação, que me cobrou o couro, mas que conseguiu de alguma forma, que não houvessem tantos ninhos e variados. desde os mais vulgares construidos com pasta de madeira, até aos mais elaborados feitos de terra e água e colados às paredes. Agora ando sempre com uma caneta de epinefrina. Moro no Pinhal Novo, o terreno tem uma área de +/- cerca de 2.000 m2. A vida no campo é assim mesmo. Temos é que estar atentos às infestações.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Margarida, muito obrigado pelo seu depoimento.

      Nos casos de pessoas alérgicas é realmente preciso muito cuidado, pois creio que apesar de ser raro, pode até levar à morte, e isso creio que tanto vale para vespas como abelhas.

      A única má experiência que tive, foi também recente (creio que também no ano passado) mas não sei ao certo o que me picou por dentro de uma camisola de manga curta, e foram umas dores horríveis. Eu batia com a mão no braço a ver se matava o que me estava a picar, e acabei mesmo por tirar a roupa, mas só vi as marcas das várias picadas, mas já não vi bicho nenhum. A minha mãe disse-me que poderia ser uma bicha-cadela...não sei, mas não foi nada agradável! Não aconteceu nada de mais grave, foi só mesmo o problema das picadas dolorosas.

      É verdade o que diz sobre as vespas atacarem as abelhas, e estou a falar das nossas vespas, e não da variante invasora (asiática) que se está a dispersar e a dizimar populações inteiras de abelhas por esse mundo fora. Eu até coloquei um vídeo aqui no blog (algumas pessoas acharam um pouco macabro) em que se vê uma vespa a atacar uma abelha, e acaba mesmo por a decapitar. E vi isso acontecer muitas vezes em novembro, não sei bem ao certo porque o fazem. Se seria para se alimentarem, ou por outro motivo qualquer.

      Mas de resto, a vespa também tem a sua dupla utilidade como expliquei no texto, porque além de polinizador é também predador de algumas pragas. E no fundo todos os animais e plantas têm a sua extrema importância, e uma razão de existir na natureza, para que tudo possa estar em equilíbrio. São precisas plantas, pragas para alimentar os predadores, e há milhões de anos que tudo funcionava num perfeito equilíbrio, e curiosamente "nós" é que viemos estragar tudo!

      Mais uma vez obrigado pela sua visita.

      Eliminar