quinta-feira, 31 de outubro de 2013

Azevinho - Florir fora d'horas

Estamos no fim de outubro e os frutos dos meus azevinhos começam agora a exibir um vermelho vivo e brilhante.



Dão flor na primavera e logo a seguir as fêmeas dão os frutos, que permanecem verdes durante todo o verão e amadurecerão até ao inverno. Mas é curioso que ofereci um azevinho dos meus a uma amiga, e que floriu a primeira vez este ano, e ela diz-me que ele tem estado continuamente a dar flores ao longo do ano. Talvez seja por ser o primeiro ano, ainda não fiz essa análise, mas acontece que tenho dois azevinhos em vaso, um macho e uma fêmea, que deram flor precisamente agora em pleno outono!

Flor azevinho macho

Flor azevinho fêmea
Não sei o que despoletará esta floração, tanto durante todo o ano no caso do azevinho da minha amiga, quer como nestes dois azevinhos, que floriram ao mesmo tempo agora no outono. Poderia pensar que terá sido uma questão do tempo que fez, mas na verdade também tenho muitos mais em vaso que não floriram e o tempo foi o mesmo para todos. Também não sei como se comportará um azevinho, seja macho ou fêmea, que esteja isolado e não seja polinizado. Resta-me estar atento a ver se descubro mais particularidades deste admirável mundo secreto dos azevinhos!

2 comentários:

  1. Eu tenho dois azevinhos, e nunca lhes vi nem flor nem bagas...! Um tem 7 anos outro 12. Mistérios...! Nem sei se são machos ou fêmeas...

    ResponderEliminar
  2. Ò diabo! Isso é ainda mais estranho!!
    Pela minha experiência, um azevinho que nasce de semente demorará 4/5 anos a florir pela primeira vez... Nunca ter florido nesses anos todos é realmente estranho.

    ResponderEliminar