quinta-feira, 7 de novembro de 2013

Em busca do Absinto

No ano passado, quando fazia uma visita guiada na Horta da Formiga aquando da formação sobre compostagem, retive uma frase da formadora "esta planta é o absinto, devem plantá-la nos vossos jardins e hortas pois afasta algumas pragas e a poda serve ainda para fazer um ótimo biopesticida".
Li também entretanto que o absinto pode até ser usado para matar as pulgas dos cães, fervendo-se as folhas durante meia hora, e depois de arrefecer, retirar as ervas e esfregá-las no cão, no sentido contrário ao dos pêlos, e em seguida lavá-lo com a água fervida: as pulgas morrerão lentamente.


Absinto (Artemisia absinthium)
Pouco tempo depois perguntei na grande superfície de plantas que costumo visitar se tinham a planta para venda pois eu não a encontrava. A senhora foi questionar o seu superior e chega-me com a resposta "essa planta é proibida e não a podemos vender". Fiquei desanimado mas eu não sou pessoa de desistir facilmente à primeira contrariedade. 

Pensei para comigo, se não posso comprar a planta, vamos ver se consigo comprar as sementes. E isso sim, arranjam-se facilmente, o que não deixa de ser irónico. Comprei pela internet, e sem sair de casa, recebi uns milhares de minúsculas sementes por pouco mais de um euro. Procedi à sementeira, mas ou não lhes proporcionei as devidas condições, ou fiz algo de errado, o que é certo é que nada de absinto!

A coisa não estava fácil, não tinha conseguido comprar a  planta, não tivera sucesso com a sementeira, mas a dificuldade só me aguçava ainda mais o engenho! E a solução foi extremamente simples! O absinto é uma planta aromática, e como tal, deveria pegar facilmente por estaca, ou seja, bastaria encontrar uma planta num sítio qualquer, cortar uns pequenos rebentos e colocar na terra. Segundo se diz, a planta até é espontânea em Portugal, mas encontra-se plantada em vários parques do grande Porto que costumo frequentar, logo, encontrando uma planta seria fácil conseguir clones. Colhi unicamente dois rebentos por esta altura e coloquei naquela terra do monte que costumo usar, e dois meses depois já era evidente o crescimento dos pequenos rebentos que havia colhido. 


Finalmente, um ano depois, já tenho duas plantinhas de bom tamanho prontas a ir para a terra. 


Como todas as aromáticas lenhosas, devem ser podadas no inverno para que rebentem novamente com vigor, e não fiquem demasiado velhas precocemente, aproveitarei talvez esses restos para depois propagar mais algumas plantas. 

No meio de tudo isto continuo muito baralhado até porque não investiguei a questão a fundo, e se alguém passar por aqui que saiba as respostas, queira fazer o favor de me elucidar. - Será que é mesmo proibida a comercialização da planta em Portugal? Se é, por que é que a formadora disse para a plantarmos? E qual o sentido de se proibir uma planta que é nativa do nosso país? Depois é muito curioso que o site de vendas www.planfor.fr tem um artigo na sua página sobre "plantas proibidas" e refere que "apesar da sua reputação, o absinto é totalmente legal". É legal, mas curiosamente não a têm à venda! Mistérios!

Editado 15.3.2015:
Encontrei absinto (Artemisia absinthiumà venda na grande superfície Leroi Merlin, Um pequeno vaso, do mesmo tamanho de outras pequenas aromáticas por 3€. Talvez o preço excessivo, quando comparado com as outras aromáticas todas, talvez se deva a ser uma planta nova no mercado.

16 comentários:

  1. Não é verdade que seja proibida! Eu comprei uma num supermercado na secção de ervas aromáticas. Foi no Lidl. Costumam ter sempre pequenos vasos com várias plantas aromáticas e eu aproveitei e comprei, não para consumo mas para plantar no jardim. Está a desenvolver bem. Elas são vendidas na secção de legumes, por isso à partida é impossível estar proibido...! Noutros hipermercados também tem.

    ResponderEliminar
  2. Eu por acaso acho que nunca vi a planta à venda por aqui, também pode-me ter escapado, mas acho estranho que até o Cantinho das Aromáticas que são os maiores produtores de aromáticas em Portugal não a tenham à venda.

    Por acaso já li várias vezes na internet pessoas a dizerem que compraram certas plantas no Lidl que nem sempre se encontram noutros sítios até mais especializados. Lembro-me de terem mencionado por exemplo as trepadeiras Clematis. Olhe, eu ainda há uns dias fui lá mas a nível de plantas estava muito fraquito!

    Quanto ao absinto ser proibido, o mais certo realmente é ser mais um mito urbano que se criou!

    ResponderEliminar
  3. Eu por acaso também comprei no Lidl, de S.Brás de Alportel, Algarve.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado pelo comentário.
      Está comprovado que se vende, faltará só entender se o que me disseram terá algum fundo de verdade, e o porquê da planta aparentemente só se encontrar à venda em grandes superfícies comerciais (o Lidl até uma cadeia estrangeira) e não em casas da especialidade.

      Eliminar
  4. Gostaria de saber em que jardim é que o aquifolivm encontrou o absinto para eu ir lá "roubar" uma estaca. Já procuro á mais de um ano e não encontro. A finalidade era testar se funciona como repelente de insetos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Viva, eu tive o mesmo problema, como referi na mensagem tentei comprar mas disseram-me que estavam proibidos de vender, mas depois, até pelos comentários aqui de algumas pessoas, fiquei a saber que se vende em diferentes grandes superfícies. A lei não deveria ser igual para todos? Não percebo. De qualquer das formas, aqui que ninguém nos ouve, pode encontrar no parque da cidade, na zona das aromáticas (perto do café/esplanada) tem lá uns arbustos já bem grandes e lenhosos, que até estão mesmo identificados com uma placa. E pega com extrema facilidade. Eu já tenho dois de bom tamanho, e já este ano cortei um rebento, pegou e cresceu muito bem, como qualquer outra aromática estilo rosmaninho ou alecrim. E resulta, porque tenho algumas plantas junto aos absintos que não foram infestadas de piolho/pulgões.

      Eliminar
  5. Está feito. Lá me dirigi ao local e descobri a planta. Estava numa zona do parque que eu nem conhecia. Lá levei duas estacas e agora vamos esperar para ver. Sei que a altura não é a melhor para o florescimento de estacas mas não resisiti. Muito obrigado pela dica

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Viva! Como estão as suas estacas de absinto?

      Eliminar
    2. Olá. Cinco estrelas obrigado. Pegaram todas. Estava com algum receio pois as estacas eram finissimas e não lenhosas mas correu bem. Para o ano já verifico se funciona contra insetos ou não. Por vezes comento com alguns amigos e todos se mostram interessados e curiosos. é estranho como não existe no mercado.

      Eliminar
    3. Ainda bem que pegaram todas. A ideia com que fiquei é que pegam mesmo muito facilmente, só experimentei com duas, que pegaram, e dessas já propaguei mais, e também todas pegaram, 100% sucesso! Essa questão de não se vender para mim ainda permanece um mistério!

      Eliminar
  6. Eu comprei sementes e já fiz a experiência germinou só uma mas está bonita

    ResponderEliminar
  7. Eu cheguei a comprar sementes pela net, uns milhares, e não germinou nada! Então optei pela estaquia e foi bem mais fácil.

    ResponderEliminar
  8. A quem tiver interesse, encontrei hoje na Leroi Merlin absinto à venda. Cada vasinho por 3€.

    ResponderEliminar
  9. Que confusão para aqui vai...!

    O Absinto (planta) não está proibido em lado nenhum, é uma planta autóctone Portuguesa, tem várias variedades, é Medicinal e adequada para chás.

    O que está proibido em Portugal é a bebida de nome Absinto, que é ilegal em toda a Europa, excepto na República Checa, alegadamente por ser um potente aluciongéneo, quando consumido em excesso.

    A bebida que se pode vender, é o Extracto de Absinto, que é outra coisa completamente diferente e com muito menor volume de álcool (±40%, contra os até 90% do Absinto)...

    No entanto, isto NADA tem a ver com a planta Absinto, até porque a bebida com o seu nome leva muito mais coisas do que apenas a planta, açucar e álcool...

    No entanto, o facto de ser uma planta Autóctone Portuguesa, NAA tem a ver com o facto de ser legal ou ilegal, pois também em Portugal o Cânhamo (Cannabis sativa) é Autóctone e, no entanto, excepto nas condições previstas na Lei (que envolvem uma série de requisitos e obrigações legais), é uma planta ilegal!

    Um dos crónicos problemas deste País é de que "quem não sabe inventa" e como há muito boa gente que não sabe a diferença entre a planta do Absinto, a bebida de nome Absinto e a bebida de nome Extracto de Absinto, resolve inventar e depois sai asneira, tal como de toda a vez que alguém resolve inventar, sem saber o que está a dizer...!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá ARGHADON,

      Desde o primeiro momento que essa me pareceu a explicação mais lógica, a confusão entre a bebida e a planta. Mas foi num horto que me deram essa resposta "não podemos vender essa planta, está proibida". E depois também achei estranho não a ver à venda em lado nenhum, apesar de, como referi no "post" me ter sido aconselhado a plantar numa formação da LIPOR.

      Curiosamente, passados dois anos e meio desde que abordei aqui o tema, a planta já se vai vendo agora à venda pelo grande Porto, ainda que, a um preço excessivamente caro.Estamos a falar do dobro quando comparado com outra qualquer planta aromática. O que é novo é sempre mais caro, talvez seja por aí!

      Eliminar
  10. Para matar este assunto e esclarecer um pouco mais: a bebida em venda hoje não tem alguns dos ingredientes adicionais antigos, que geravam as alucinações.
    A planta è uma erva medicinal muito antiga e poderosa: http://www.remedio-caseiro.com/conheca-as-propriedades-e-aprenda-a-preparar-o-cha-de-losna/

    ResponderEliminar