quarta-feira, 20 de novembro de 2013

Flores no outono - Estrelícia

Por estes dias comentava aqui que, além da nespereira quase não tinha mais plantas em flor, mas isso não é totalmente verdade, porque as estrelícias começaram agora a  florir.

Flor da estrelícia
É mais uma exótica tropical da África do Sul que tenho no jardim, e não é planta que venere por aí além, a não ser claro, quando está em flor! As flores são duplamente valorizadas, por um lado pelo efeito decorativo que a flor dá aos jardins onde está plantada, por outro a possibilidade de ter uma flor de corte para arranjos florais que dura bastante tempo. 

Estrelícia (Strelitzia reginae)
A estrelícia dá-se bem aqui por Portugal,  não necessita grandes cuidados mas as minhas, pobres coitadas, sofrem bastante com a geada que lhes queima sempre algumas folhas, e nem de propósito, hoje caiu a primeira camada. Mas também não é nada de especial, corto as folhas que secarem e vou também podando em volta para limitar a envergadura da planta, tendo cuidado para não cortar os novos rebentos que saem dos rebentos velhos.


E como todas as flores, também atraem os insetos polininzadores.

Abelhão em flor de estrelícia

3 comentários:

  1. Tenho uma estrelícia com um diametro de 80 cm de largura guste ria de saberê se poso reduzir ESA largura cortando em volta neste momento já perdeu a flor

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá! Sim sem problemas, pode cortar em baixo e limitar ao diâmetro que quiser. A planta irá sempre propagar-se e alastrar, mas nós podemos perfeitamente cortar para limitar a dimensão da planta.

      Eliminar
  2. eu tenho uma strelicia e nao sei cuida la muito bem gostaria de ajuda. aguardo resposta por meu email elzateixeiradasilva@hotmail.com

    ResponderEliminar