quinta-feira, 26 de dezembro de 2013

Levandiscas

Estou em crer que esta será uma das aves mais conhecida dos portugueses, tanto devido à coloração preto/branco da cabeça e peito, como devido ao seu comportamento caraterístico e inconfundível, de estar sempre a levantar e baixar a cauda. É uma ave bastante atrevida até, aproximando-se bastante do homem quando anda entretida à procura de bichos nos terrenos cultivados, e é muito comum vê-las até a correr, para trás e para a frente, nas estradas. Por aqui são comummente chamadas de levandiscas, mas consultando o manual de aves, encontrei a designação de Alvéola-branca. 


Alvéola-branca (Motacilla alba)
Estas fotos foram tiradas hoje depois de almoço. Coincidência ou não, há muito que vejo uma levandisca a esta hora. Chega e empoleira-se em cima do portão de acesso ao campo dos meus pais. Depois, voa para cima de uma pilha onde estão restos de comida, mato, e esterco das galinhas para fazer estrume. 




Hoje chegaram duas, e sendo macho e fêmea muito semelhantes, esta segunda ave, que me parece até mais pequena e não tendo a mancha preta na cabeça, creio que será um juvenil. Esta foi diretamente para a terra, procurando bicharada para comer.




Sem comentários:

Enviar um comentário