sexta-feira, 3 de janeiro de 2014

Escaravelho-rinoceronte

Desde que comecei a fazer compostagem caseira, comecei-me a aperceber que, pelo menos quando o composto começa já a ficar curtido, andam por lá dezenas de larvas. São brancas e gordíssimas!


Lembro-me até, que em tempos andei a pesquisar, para tentar saber de que animal seriam estas larvas, e fiquei com a ideia que seriam de um escaravelho, mas não mais fiquei a pensar nisso. Entretanto hoje encontrei um bicharoco morto, e pelo que estive a ler, será a forma adulta (macho) destas pequenas criaturinhas comedoras de composto!

Escaravelho-rinoceronte (Oryctes nasicornis)

Trata-se então de um escaravelho-rinoceronte, e só os machos é que têm este corno proeminente. O animal estava no canteiro das aromáticas, debaixo de um rosmaninho. 

Eu gosto sempre quando as coisas se encaixam, e terei desvendado o mistério, partindo do princípio que as larvas são de facto deste bicharoco.  


4 comentários:

  1. Eu também tenho muitas larvas dessas nos meus compostores. Mas estou quase certa de que se trata de larvas de besouro. Costumo vê-los a entrar a voar pelos buracos de arejamento durante o verão, pelo que deduzi que estariam a desovar dentro do composto. Quando os esvazio aparecem imensas larvas que costumo dar aos pássaros para comerem. Os melros adoram...Também aparecem na terra quando cavo um canteiro.

    ResponderEliminar
  2. Eu quando estive a pesquisar sobre o escaravelho-rinoceronte (também encontrei quem use a terminologia besouro-rinoceronte) vi muitas fotografias das larvas e pareceram-me iguais às que encontro na pilha da compostagem, mas como sou um mero leigo, posso estar redondamente errado!

    Olhe, eu até cheguei a dar algumas larvas às tartarugas que as comiam com gosto!
    Também é curioso que hoje a minha mãe, pessoa que sempre cultivou a terra, esteve lá em minha casa, e disse-me que nunca tinha visto aquele bicharoco! Falou-me mas foi das Vacas-louras, outro escaravelho que muitas pessoas até guardavam os cornos e colocavam em fios de pescoço.

    Mas pronto, de qualquer das formas já tenho um suspeito para as larvas, mas continuarei atento a ver se descubro mais bicharada mais ou menos estranha!

    ResponderEliminar
  3. Que fixe! Esse escaravelho é tão lindo!

    ResponderEliminar
  4. A questão da beleza é sempre relativa, mas também achei engraçado, principalmente a questão da cabeça ser quase a miniatura de da cabeça de um rinoceronte.

    ResponderEliminar