quarta-feira, 29 de janeiro de 2014

Proteger as suculentas

Quem tem suculentas, sabe que, se as tiver no exterior, chegando o inverno tem de as proteger, principalmente do frio e da geada, para impedir que se queimem e apodreçam, mas também da saraiva que as pode pisar e deixar com marcas muito feias, como se pode ver nesta Echeveria que tenho. 

Suculenta com folhas danificadas pela saraiva
Mas não só! 

Ainda esta semana estava a admirar uns pequenos vasos que tenho com uns pequenos rebentos que troquei com uma senhora num desses sites de vendas/trocas, e admirava-os porque estavam com muito bom aspeto, pegaram muito rapidamente e cresceram bem, principalmente a espécie que procurava: a Aeonium arboreum 'Schwarzkopf'.                   

Suculenta Aeonium arboreum 'Schwarzkopf'

Mas parece que não fui só eu que reparei nestas pequenas suculentas! Os pequenos vasos estão num parapeito, no exterior de uma janela , mais ou menos abrigados de todo o mal que poderia ocorrer, mas não protegidas contra os bicos afiados da passarada! O meliante não se contentou em saborear uma só planta, e depenicou pelo menos três!  


Em princípio as plantas recuperarão facilmente, mas ficam sempre com este aspeto pouco bonito de se ver, e é preciso estar atento, porque por norma, e já tenho essa experiência, quando um pássaro descobre uma planta que goste, voltará de certeza! Mas isto também é especular um pouco, porque não vi, e posso estar a difamar a passarada sem razão de ser. Mas para ser, por exemplo um inseto, parece-me que teria sido comida a mais para um bicho tão pequeno, mas por outro lado, a forma como o Aeonium está roído também é suspeita. Na volta só mesmo fazendo uma análise forense!

3 comentários:

  1. Eu também tenho as minhas suculentas roídas... e não só! Os brotos das flores das minhas orquídeas estão todas esburacadas. Eu sempre achei que fossem caracois nas suculentas porque encontro sempre muitos escondidos dentro das plantas, mas agora começo a achar que andam outros "bandidos"...! No entanto não creio que sejam pássaros porque tenho sempre gatos por perto... Um dia vou descobrir o que se passa. Temos que estar mais atentos...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Refletindo um pouco, e até pelas marcas que estão no aeonium, aquilo não parece nada ter sido provocado por um bico de um pássaro, mas sim roído. Os caracóis são uma possibilidade, mas eu tenho encontrado muito poucos lá em casa... A minha casa também é a última da rua, e depois é monte, e às vezes andam muitos gafanhotos por lá, e esses também gostam muito de roer, principalmente quando são jovens, até já dei com um a roer folhas novas de azevinho... Começo a achar mesmo que estava redondamente enganado e não terá nada a ver com os pássaros, mas nunca fiando! Acho que só mesmo com câmaras a filmar conseguiríamos descobrir o culpado! Ou então umas visita surpresa de noite! Ainda esta semana, estava a caminhar junto ao Palácio do Freixo (no Porto) já era de noite (quase 8h), e no muro do palácio vi montes de caracóis a descer.
      Mas temos mesmo de estar mais atentos!

      Eliminar
    2. Olhe que já apanhei um passarinho numa das minhas suculentas! E encontrei outra cheia de bicadas! Podem não ser só os pássaros, mas é evidente que estes também gostam delas!

      Eliminar