terça-feira, 11 de fevereiro de 2014

Saldos et un cadeau spécial

A minha última mensagem em formato musical, reflete o que se tem passado. Estamos a meio do inverno e a chuva tem dado poucas tréguas para se fazer o que quer que seja. Vou aproveitando os intervalos dos aguaceiros, para mudar umas quantas dezenas de plantas do meu mini-viveiro para vasos maiores. Fiz também mais umas decorações com catos e suculentas em  taças de barro, e de resto, reservo tempo para as limpezas. Apanho a fruta caída no chão, as muitas tangerinas, clementinas e laranjas que caem, e que além de poderem ser uma fonte de bicharada, ajudam a acidificar o solo. E depois são as folhas e as flores, a imensa folharada que a nespereira solta, que conjuntamente com as imensas flores da japoneira, vão diretamente para a compostagem. Há umas semanas havia também dado uma poda valente nas sebes, que estão agora despidas, e tenho plantado algumas heras nos seus intervalos, algumas mesmo só de estaca, pois tenho em mente substituir toda a sebe de escalónias por heras. É uma mudança bastante drástica, e sei que é um projeto a médio prazo (três/quatro anos) pois as heras demorarão a pegar, fixar-se ao muro e crescer, mas já me decidi, e depois darei aqui conta da evolução das coisas. E basicamente, nos últimos tempos, a minha atividade no jardim tem-se resumido só a isto. 

Entretanto, hoje aproveitei uma passagem pela baixa do Porto, e passei na loja da Europa-América que está com descontos de 50% em muitos títulos mais antigos, até ao fim do mês, e no que me interessa, em grande parte dos seus títulos da secção jardinagem. Já tenho alguns livros sobre o tema, uns mais antigos, outros mais recentes, mas já andava de olho num livro de um senhor inglês, Alan Titchmarsh, jardineiro e figura televisiva, que descobri graças à internet, e que me deliciei a ver os seus programas na BBC. Além, da imensa sabedoria e dos conhecimentos que transmite, aprecio especialmente o fascínio com que fala quando mete mãos à obra e o seu excelente bom humor.

Os livros são um verdadeiro luxo em Portugal, e provavelmente nunca que compraria o livro ao preço normal, mas com um desconto de 50% acabei mesmo por o trazer para casa.


Entretanto chego a casa, passo na caixa do correio, e uma surpresa. Um verdadeiro miminho! Uma amiga minha, teve a simpatia de, juntamente com a correspondência, me enviar dois pequenos livrinhos, com fichas descritivas sobre trinta espécies de catos e trinta espécies de suculentas.




Oportunidade para adquirir mais alguns conhecimentos, e relembrar também, o meu muito enferrujado, francês.

2 comentários:

  1. Conheci o Sr Alan Titchmars através dos programas de tv no canal BBC Prime que antigamente existia na tv cabo. Já vai há uns 10 ou 12 anos! Todas as terças-feiras eu deliciava-me com os programas dele. É um verdadeiro mestre de jardinagem! Agora só mesmo no youtube consigo rever os programas dele. Mas existe um canal que subcrevi GARDENINGvintageTV onde tem vários videos dos programas antigos de um senhor chamado Geof Hamilton que já faleceu, mas que tambem era um extraordinário mestre da arte de cultivar. São videos antigos com pouca qualidade mas vale a pena ver. São o protótipo dos programas de Alan Tichmars.

    ResponderEliminar
  2. Ah, eu só tive televisão por cabo, talvez nos últimos 5/6 anos. Antigamente dizia-se que em tal parte não havia eletricidade ou não tinha água canalizada, agora essas diferenças vêem-se na tecnologia, mas não só. Quando se fala em submarinos (que não servem para nada!) aqui onde vivo ainda nem sequer temos saneamento básico!
    Tive tv por cabo, mas entretanto desde o início do ano, deixei de ter televisão, toda ela! Achei que os quatro canais nem sequer mereciam o gasto que teria de fazer numa daquelas coisas lá da TDT! Tenho pena por alguns programas da RTP2, mas de resto, é só lixo.

    Ah o homem é um espetáculo! Só o encontrei mesmo no youtube e fiquei logo viciado a ponto de passar horas a ver os programas dele. E depois sabe comunicar muito bem, é muito expressivo. Por vezes há pessoas que sabem muito, mas não têm muito jeito para transmitir o conhecimento. Nota-se mesmo o prazer com que ele faz as coisas e as explica.

    Por cá, assim recentemente via na RTP2 o "A verde e a cores". Mas também creio que só foram mesmo duas séries se não estou em erro. Também cheguei a ver uma pequena rubrica no Porto Canal. E claro, os vídeos do Luís Alves na Praça da Alegria, que entretanto este governo fez o favor de encerrar o programa.

    ResponderEliminar