domingo, 27 de abril de 2014

Larva mineira na madressilva

Por estes dias apareceram uma espécie de riscos nas folhas das madressilva que tentei propagar no outono e estão agora a crescer bem. A madressilva, é uma uma espécie de trepadeira ou liana, que é espontânea um pouco por todo o país, atrai imensas borboletas, aliás é ver muitas lagartas nesta altura a devorar as suas folhas, e tem uma floração de odor muito agradável. 

Galerias da larva mineira




Lagartas de Euphydryas aurinia devorando folhas de madressilva


Madressilva num abraço apertado a dois eucaliptos


Após alguma pesquisa, fiquei a saber que se trata de uma larva, chamada larva mineira, precisamente por escavar verdadeiros túneis por dentro da folha. Em adulto é uma pequeníssima mosca. Basta virarmos a folha, para observarmos as larvas dentro da própria folha.

Duas larvas mineiras

Escavam galerias, que vão alargando conforme a larva vai aumentando de tamanho e alimentam-se da seiva das plantas, originando a redução da fotossíntese, e em último caso, a morte das folhas.

Curiosamente, a poucos metros de minha casa, no monte e no meio de toda aquela variedade de ervas que eu lá tenho espalhado para substituir o tojo e as silvas, e onde agora até o vizinho lá deixa as ovelhas a pastar, encontrei uma madressilva, sem qualquer vestígio de ataque desta praga.

Madressilva no meio do prado verde


Ovelhas a pastar


No entanto perto da casa dos meus pais, uma madresssilva já de grande porte, e que se pode ver acima abraçada a dois eucalitptos, também ela apresentava alguns ataques das mineiras.


Estarei atento, e se for o caso ver qual a melhor forma de combater estas pestinhas.

5 comentários:

  1. Não tenho nenhum conselho para dar sobre as mineiras, nunca tive esse problema, só quero dizer que aqueles murcões peludos são bem giros...:D

    ResponderEliminar
  2. Pois são! Não consegui identificar de que borboleta seriam.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu tirei essa imagem para um dia vir a desenhar tais creaturinhas (como tenho vindo a fazer com várias imagens do teu blog).

      Livra-te das folhas minadas, aquelas que têm as larvas, se ainda não o fizeste...

      Eliminar
    2. Pois, não sei se esta mosca só sentirá atraída pela madressilva, ou se agora que se instalou ali poderá infestar outras plantas. Também posso tentar matar as larvas.

      Eliminar
  3. Até as ovelhas posam para a foto :-)

    ResponderEliminar