quarta-feira, 9 de abril de 2014

Pré-bonsais

Aos poucos, a quantidade de pré-bonsais que tenho, vai aumentando. Qualquer espécie serve, e como tal, invento com o que tenho mais à mão! Depois logo veremos o que conseguirei fazer com estas árvores.

Começo por verdadeiro Ferrari, um tronco imenso de escalonia (Escallonia rubra). O problema é que me sinto como se não soubesse conduzir, sentado no bólide vermelho!


Mais dois azevinhos para tentar tornar em bonsai. Terão de engrossar mais e depois logo verei. Este primeiro num estilo de tronco inclinado, o segundo ainda terei de deixar crescer os rebentos, para depois decidir o que fazer. 




Um pinheiro bravo que está também a engrossar. 


Uma giesta, em que fui bastante conservador e cortei um pouco alto demais, depois cortarei um pouco mais abaixo, mas entretanto veremos o que irá crescer. 



Uma romãzeira que propaguei por estaca e também vai ficar a engrossar. 


Um castanheiro que teria metro e meio quando encontrei abandonado com raiz nua, e que levou um belo corte e está agora com boa brotação.



Um carvalho de uma das bolotas que veio no tronco de videira que recolhi no monte, e que irá ficar num estilo de tronco sinuoso. 


Recolhi também há alguns meses, um tronco de hera imenso, com dezenas de anos, que estava agarrado ao um sobreiro que foi cortado (julgava eu que era proibido) e então ao passar vi, e resolvi recolhê-lo e ver se irá pegar. Espero que sim, já tive algumas tentativas frustradas infelizmente.


Por último, o bonsai mais idiota de sempre! Podia chamar-lhe o Bonsai-Filipa-Vai-Com-Deus! Com restos fiz isto! Um bocado de poda de uma Yucca com uma ervas que nasceram na terra do vaso de outra Yucca que tenho. 



Matéria-prima não falta, veremos se tenho criatividade para daqui fazer alguma coisa de jeito.

5 comentários:

  1. Os meus parabéns,ainda nao se sabe no que vai dar mas para já estão muito engraçados!!!
    Sempre a inventar :-) ... Muito Bem!!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Isto ainda só são projetos! Por isso se chamam "pré-bonsai" Mas já tenho dois, um azevinho e um cotoneaster que não me envergonham! E acredito que de alguns destes consiga, no espaço de anos, algumas coisas engraçadas. Mas leva o seu tempo, por isso alguns que se compram, podem chegar aos milhares de euros!

      Eliminar
  2. Hehehehehe, o bonsai filipa-vai-com-deus tem uma aparência muito cómica, com aqueles corninhos! :D

    ResponderEliminar