sábado, 26 de abril de 2014

Todos por um

Já por diversas vezes encontrei ninhos de aranhas no jardim. Há dois anos, encontrei estas aranhas-bebé, minúsculas, todas juntinhas numa bola.


Esta semana, também na sebe, encontrei um outro ninho de aranhas, mas ao tentar aproximar a máquina fotográfica o mais perto possível para fotografar, devo ter tocado em alguma coisa, e de imediato, num reflexo instintivo, todas se espalharam rapidamente pelos fios da teia.









Assim que o eventual perigo desapareceu, começaram de novo a agrupar-se novamente, e a assumir a sua formação bola.  






4 comentários:

  1. Bebés, e já espertas! De pequenino se torce o pepino! :p

    ResponderEliminar
  2. Nunca vi aranhas dessa tonalidade ... nem em grupo...
    Também se vir alguma fujo logo :-)

    ResponderEliminar
  3. Eu por acaso não sei muito sobre aranhas, sei que depois da cópula muitos machos acabam comidos (literalmente!) e que depois umas aranhas carregam a prole num saco (é o que vejo mais frequentemente) e outros andam com as bebés às costas. Também não sei se nesta fase em que tirei as fotografias a mãe estará por perto, mas creio que não. E sendo a aranha um animal de hábitos solitários, acho que isto de elas estarem todas juntas só acontecerá nesta fase em que são muito pequeninas, terão talvez 1mm! E talvez seja para se defenderam, sozinhas serão presas mais fáceis que todas assim agrupadas...talvez seja isso!
    Pois, eu também acho que vou avisar uma amiga que recebe as mensagens do blogue por e-mail, para não abrir este "Todos por um"! Mais vale prevenir!!

    ResponderEliminar
  4. Seja como for, é muito interessante, mas se se dispersam, é mais difícil atacá-las a todas do que se estiveram numa bolinha, acho eu...mas também tens razão, se algum insecto predador se preparar para atacar, como estão todas juntas podem bem acabar com ele mais facilmente, mas se elas sentirem a teia a mexer, elas separam-se logo...olha, não sei...

    ResponderEliminar