domingo, 11 de maio de 2014

A roseira que me deste

Nunca fui grande apreciador de roseiras. As suas flores, as rosas, são muito bonitas é verdade, mas quando não estão em flor, ficamos só com aqueles paus com picos. Também existem roseiras de vários tipos (roseiras-bravas, arbustivas, floribundas, trepadeiras) mas grande parte delas são muito sensíveis e propensas a pragas como o oídio, a ferrugem ou a doença-das-manchas-negras. Por estes motivos, nunca esteve nos meus planos plantar roseiras no jardim. 

Mas há pouco mais de dois anos, em março de 2012, recebi em minha casa um casal amigo, e a Isabel, sabendo que eu gosto de plantas, trouxe-me de oferta uma pequena roseira. Desde logo fiquei preocupado, porque a roseira, apesar de muito bonita, parecia-me muito "florzinha-de-estufa". Tive muitos cuidados com ela, mudei-a de vaso, e mantive-a abrigada nos primeiros meses, e fui aclimatando-a aos poucos, e esta sobreviveu até aos dias de hoje, estando agora, ainda provisoriamente antes de ir para a terra, num vaso de 20L. 


Agosto 2012




Entretanto no outono passado, tive oportunidade de conhecer pessoalmente a primeira seguidora do Bucólico-Anónimo, a menina do blogue O Jardim da Jana, uma entendida no assunto das roseiras, e que simpaticamente se lembrou de me oferecer duas roseiras de raiz nua, para eu plantar. Uma delas já estava com o tronco um pouco seco, e na verdade acabaria mesmo por nunca rebentar. A outra sim, começou a puxar rebentos, e esta semana começou a abrir as primeiras flores!

A roseira em questão, segundo a etiqueta que trazia, é a Archiduchesse Elizabeth D'Autriche







Para já, ambas estão na frente da casa em vasos grandes, apanhando sol direto, mas a médio prazo, em princípio, irão para um novo canteiro que ainda hei-de fazer.

6 comentários:

  1. 'Menina'? Haha :D

    Por alguma razão essa roseira não me parece a Arquiduquesa....as folhas sim, e o crescimento (não é muito vigorosa), poucos picos (ou quase nenhum), mas a flor não parece a da Arquiduquesa, que tem muitas pétalas, parece um repolho...os enganos nos viveiros não são incomuns, já me aconteceu a mim...mas também pode ser a Arquiduquesa sim, depois mostro-te uma foto da minha, e vejo a tua com mais atenção...mas de qualquer forma, é bonita! Tem perfume?

    A Arquiduquesa Elisabete d'Áustria é uma híbrida perpétua, criada por Moreau e Robert (França. 1881). Não deverá sofrer com doenças, a não ser se for enfraquecida (por ataque massivo de pulgões - devo dizer que as lesmas e os caracóis gostam muito desta roseira, até lhe comem os botões os maganos!), mas não morrerá de doença - basta tirar as folhas doentes...

    Espero que gostes dela, as roseiras não dão muito trabalho, nem precisam de muita água, mas gostam de ser fertilizadas (não em demasia).

    ResponderEliminar
  2. Sim, vamos esperar que ela se desenvolva mais e depois comparar melhor para ver se realmente é quem diz ser, ou se terá havido algum erro.
    A outra roseira, apesar de ter muitas flores, está agora com muitas folhas esburacadas, tenho de lhe retirar todas essas folhas. Ambas estão junto a um canteiro de aromáticas, talvez tenham beneficiado disso, porque não as vi com pulgões.
    Quanto à água, rego-as geralmente com água proveniente do lago das tartarugas, água fertilizada naturalmente!

    ResponderEliminar
  3. Mas se não é quem diz ser não faz mal, é bonita na mesma...bem, tu também não tens muitas plantas que os pulgões adorem...eu tenho carradas deles, porque o meu jardim é um banquete de pulgão...:D
    Ah, boa! Eu rego com a água das urtigas, arranco as urtigas e ponho num recipiente de água, a demolhar...a água fica toda preta...

    ResponderEliminar
  4. Olha, nem de propósito, hoje olhei para as flores e lembrei-me logo do que tinhas dito, que pareciam repolhos! Ora vê lá agora a fotografia que coloquei e vê o que achas.
    Ah tenho sim, até nos rebentos novos dos azevinhos, os pulgões gostam, para não falar das laranjeiras ou das suculentas.
    Também este ano as urtigas para depois pulverizar. Também dizem que são boas para acelerar a compostagem, mas eu preocupo-me um pouco com as sementes.

    ResponderEliminar
  5. Ah, agora já está mais parecida! Já abriu mais! Mas prontos, não são cópias iguais, porque vieram de viveiros diferentes e tudo...diz-me lá se tem perfume...:)

    ResponderEliminar
  6. Adoro rosas...hum...

    ResponderEliminar