quarta-feira, 21 de maio de 2014

Azevinhos-trigémeos

Dois anos e quatro meses depois...

Como já referi algumas vezes, comecei há uns cinco ou seis anos a propagar azevinho (Ilex aquifolium). E o termo propagar é um pouco abusivo, pois limitei-me a aproveitar o trabalho da natureza, das sementes que caem ao chão, e dos pássaros que as transportam para todos os cantos do meu terreno. Limito-me a recolher as pequenas plantas que germinam das sementes na terra, e que são às centenas ou mesmo aos milhares. Comecei por brincadeira, porque até é uma espécie protegida e ameaçada na natureza, e de repente, dou-me conta que devo ter em casa mais azevinhos que muitas superfícies comerciais da especialidade. 

Há cerca de três anos, recolhi da terra, três pequeninas plantas, só com alguns centímetros, que nasceram juntas, provavelmente todas nascidas do mesmo fruto (baga), ou daquilo que as pessoas comummente designam de bolinhas vermelhas.



Em pouco mais de dois anos, a maior planta das três, já tinha atingido 1,30m de altura, mostrando, que apesar das sementes dos azevinhos demorarem muito tempo a germinar e a transformarem-se em pequenas plantas, depois de terem alguns centímetros, até crescem bastante rapidamente. Mas isto vale só para plantas em casa, pois na natureza já pude constatar, junto de uma das minhas sementes que germinou no monte, que os tempos são substancialmente diferentes, muito mais demorados. 

Este ano dois deram flor, e nem de propósito foi um macho e uma fêmea, o maior e o mais pequeno, o que não deixa de ter a sua graça. Mais especial ainda, é o facto de, como nasceram juntos, ao crescer, aos três troncos uniram-se todos num único, o que não deixa de ser muito interessante.




Três azevinhos juntos, soldados no mesmo tronco


Tronco dos trigémeos abraçados entre si


O azevinho mais pequeno é uma fêmea

Entretanto, e apesar de olhar para estes três azevinhos de uma forma bem mais apegada que o normal, tive de os colocar à venda, pois como é lógico, não posso manter todas as plantas, mesmo as mais especiais. Fui hoje contactado por um senhor, e em princípio os tri-gémeos já terão novo dono. 

3 comentários:

  1. Ficou muito, como tu dizes, brutal! :P A aglutinação dos três na base do tronco!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Também acho que sim :) E depois com o tempo mais "brutal" vai ficar, porque vai engrossar cada vez mais.

      Eliminar