sábado, 24 de maio de 2014

Sargaço e sargacinha

Já anteriormente tinha dito que queria ter plantas do monte, como o sargaço e a sargacinha nos meus canteiros, e nestas últimas semanas ambos floriram pela primeira vez. São duas plantas que crescem no monte, mesmo ao lado de minha casa, então porque não tê-las também no jardim? Acho-as extremamente decorativas, tanto uma como outra, e depois têm a vantagem de não precisar de quaisquer cuidados pois são autóctones, logo perfeitamente ambientadas e nem sequer precisam de ser regadas. 






Este sargaço é certo que pertence ao género Cistus, mas ainda não tenho certezas absolutas da espécie em questão, pois há diferentes espécies deste mesmo género, todas muito semelhantes e até há a referência de híbridos. Desconfio que seja o Cistus salviifolius L. mas como disse sem certezas absolutas. Certeza só mesmo que por aqui é conhecido por sargaço. Forma umas moitas verdes densas, as folhas são peludas e antes das flores abrirem apresenta uns botões avermelhados também eles peludos, e depois dá umas flores brancas, muito apelativas para os polinizadores. 






Estas são só as primeiras duas a dar flor, nos próximos canteiros que vou fazer certamente colocarei lá mais sargaços e sargacinhas. 

Sem comentários:

Enviar um comentário