terça-feira, 17 de junho de 2014

Ninho no Jasmim - Primeiro voo

Nestes quatro dias, depois da descoberta do ninho, identifiquei a ave que decidiu fazer o seu ninho no jasmim da minha casa. É um ninho de chamariz.
Bastou estar atento e esperar que a progenitora se aproximasse. Sempre muito desconfiada quando me via e mantendo-se a alguma distância, à espera que eu me afastasse para poder alimentar as suas crias.



Chamariz de volta do ninho

O vídeo seguinte não ficou grande coisa, eu ainda estava longe, sem tripé que seria essencial para ter alguma estabilidade na imagem, mas mesmo assim dá para ver os afazeres da mãe respondendo à chamada das crias.

 

Pouco depois, quis ir observar o ninho e ver as crias mais de perto, e qual não é o meu espanto, quando uma das crias que pareceu assustar-se com a minha proximidade, decide empoleirar-se em cima do ninho, e fazer o se primeiro voo, e foi aterrar num Pitósporo-japonês que tenho do lado do vizinho. 

Pouco depois a mãe foi inteirar-se de como estava a cria que decidiu sair do ninho, e foi empoleirar-se no arame da roupa dos vizinhos, que ficava a poucos metros da árvore onde a cria aterrou. 


E ficou por ali, porque sabia que eu estava por perto, esteve sempre a controlar-me, como se vê na imagem, até que incentivou a cria a voar com ela para os fios do telefone, e pôde então alimentá-la convenientemente e com a devida segurança.

Mãe (à direita) e cria
Chamariz a alimentar a cria


Depois voou com a cria para as árvores mais altas, e entretanto voltou para alimentar as crias que ficaram no ninho e que estão bem menos desenvolvidas. Se esta cria que fez o seu primeiro voo, é já quase uma cópia idêntica dos progenitores, as que ficaram no ninho ainda precisarão de mais algum tempo para lhe seguir o exemplo.

1 comentário: