sexta-feira, 13 de junho de 2014

O regresso da rola-brava

Há muitos anos que não via por aqui rolas, como também não vejo outras espécies outrora muito comuns, como a perdiz ou a poupa por exemplo. Curiosamente vêem-se cada mais é rolas-turcas, o que não deixa de ser curioso tendo em conta que há poucos anos nem sequer se viam em Portugal. Mas a rola-brava, outrora muito comum em Portugal, deixei de a ver por aqui, porque à semelhança das outras aves, foi quase extinta  pelos caçadores. 

Rola-brava (Streptopelia turtur)




Rola no alto de um grande pinheiro-bravo nas suas cantorias



A rola-brava distingue-se muito bem da rola-turca, mesmo por um leigo como eu, pelo padrão malhado que exibe nas asas, ao passo que a rola-turca é toda ela mais clara, e tem uma única risca no pescoço, enquanto que a rola-brava tem várias. Este ano, não sei bem explicar porquê, tenho ouvido muito o cantar da rola-brava ao longe, e até observado aqui pela aldeia, tanto nos pinheiros junto à casa dos meus pais, como nos cabos de alta-tensão que passam ao lado de minha casa, como noutros locais quando dou as minhas voltas de bicicleta. 

Padrão malhado da rola-brava


Diferença de tamanho entre rola-brava e um chamariz


Rola-turca (Streptopelia decaocto)


Como no verão passado, grande parte do concelho de Gondomar ardeu completamente, e aqui na minha aldeia ainda existe uma grande mancha verde, talvez seja esse motivo que as tenha concentrado aqui, mas isto é uma mera suposição. Contudo de nada adiantará que as rolas para aqui venham, para que depois sirvam de tiro ao alvo de gente que chama desporto a matar animais para se divertir. 

2 comentários:

  1. Muito bonita a rola-brava (a outra também, mas nunca tinha visto uma brava).
    Muito obrigada pelas fotos. :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Acho que o nome é só Rola, é o que vem no manual de aves, mas entretanto ter-se-à acrescentado o "brava" por algum motivo.
      Obrigado eu por visitares o blogue ora!

      Eliminar