segunda-feira, 23 de junho de 2014

Plantas grátis II

Já tinha escrito que, uma das formas de obter plantas de forma gratuita é, por exemplo, resgatá-las do abandono. Outra forma prática é clonar. A estaquia, que basicamente consiste em cortar uma pequena porção da planta-mãe (estaca) que depois de devidamente preparada, coloca-se a enraizar, mais não é que fazer clones que originarão plantas exatamente iguais à planta-mãe.

No outono passado, ao passar por um terreno baldio, totalmente ao abandono e descuidado, unicamente vedado com rede metálica, apercebi-me que por ali estavam umas quantas budleias, precisamente um arbusto pouco exigente e que pode nascer em solos pobres. 
Cortei então uma pequena estaca desta imensa budleia - o que está fora da rede é público! - meti dentro de uma garrafa de água que tinha no carro, e trouxe para casa para enraizar. 

Grande Budleia em terreno baldio

A budleia (Buddleia sp.) é um arbusto originário da China, que pode crescer até três ou quatro metros de altura, com os ramos arqueados, e são muito apropriadas para os jardins portugueses, pois gostam de sol direto, não precisam ser regadas (ninguém rega as que tenho visto em terrenos baldios e entulheiras) e são quase obrigatórias tê-las nos jardins para termos sucesso a atrair as borboletas. As fores da budleia têm têm alguma semelhança com o lilás (syringa vulgaris), daí que os ingleses lhe chamem "lilás de verão" (summer lilac) ou então, precisamente por atraírem as borboletas,  lhe chamem "arbusto das borboletas" (butterfly bush).

Entretanto meio ano depois, a pequena estaca que foi colocada a enraizar, já tem mais de um metro e já está a dar flor:






As budeleias são arbustos muito viçosos e podem produzir novos rebentos (como se vê pela estaca que enraizei) até dois metros de altura numa única estação. Podemos então podar a budleia completamente, entre 60cm e um metro, para formar um arbusto mais compacto e estimular a produção de maiores cachos de flores. Podar os cachos de flores velhas também irá incentivar nova floração até ao final do verão.

3 comentários:

  1. É sem dúvida uma flor bonita para se ter em casa no jardim.
    E tu como sempre muito prevenido.

    ResponderEliminar
  2. Para quê pagar o que podemos ter de forma gratuita?! E não escrevi, mas as flores da budleia, tal como as do lilás, cheiram muito bem. (Apesar que nada bate o cheiro do Lilás!)

    ResponderEliminar
  3. Era para te perguntar não porque percebo mas sim por causa do genero da flor.

    ResponderEliminar