domingo, 28 de setembro de 2014

Parasita em suculenta - Linho-de-Cuco

Recentemente apercebi-me de uma espécie de fios, que estavam a crescer no meio de uma enorme taça de barro que tenho com uma suculenta Echeveria. Não é que era uma planta parasita muito comum aqui pelos montes? Não sei bem como lá terá ido parar, mas como eu uso composto proveniente da compostagem como substrato para as suculentas, terá sido por essa via que ali nasceu presumo.


A planta parasita chama-se linho-de-cuco (Cuscuta epithymum Murr.). É uma planta anual, desprovida de clorofila, que depois de nascer, procura um suporte através das suas gavinhas, e busca uma vítima para parasitar, alimentado-se diretamente do hospedeiro, sugando-lhe os nutrientes necessários. A partir daí o seu desenvolvimento é muito rápido, daí que entre o aperceber-me dos "fios" por entre a suculenta, até ver já uma imensa "cabeleira" (cabelos é outro dos nomes desta planta parasita) não passaram muitos dias! 


Ainda dei uma volta pelo monte para ver se encontrava esta planta, que por vezes forma verdadeiros tapetes avermelhados, mas não encontrei nada. Por norma aparece na primavera, talvez venha daí o seu nome, associado ao canto da ave, também ela oportunista, que coloca os seus ovos em ninhos alheios, e que o seu canto anuncia a primavera. 


Tratei de arrancar todos os fios ou "enleios" (outro dos seus nomes) mas como está em flor não sei se não tratou já de espalhar as suas sementes para garantir a sua prole de futuras parasitas. Veremos, estarei certamente atento para o ano, e se e lembrar, fotografarei esta planta na natureza e aqui darei notícias dela.  

Apesar de parasita, é uma planta com propriedades medicinais, útil para tratar feridas, meteorismo (gases) e obstipação.

Sem comentários:

Enviar um comentário