quarta-feira, 29 de abril de 2015

Lilás: arrancar rebentos e propagar

Abril é o mês do lilás, um arbusto de folha caduca, que se planta nos jardins pela sua sua floração abundante e extremamente perfumada. E eu até confesso, que sou completamente viciado em cheirar as suas flores!

Flor do Lilás (Syringa vulgaris)

Só que excluindo as semanas em que temos a floração, temos um arbusto mais ou menos ereto, e eu até nem lhe acho particular graça e ainda por cima é extremamente invasivo, pois das raízes em volta do tronco nascem novos rebentos a uma distância considerável. Hoje, ao passar por ele, vi que as últimas flores já estão a secar, e no solo, dezenas de novos rebentos irrompem.



Novos rebentos que invadem todo o espaço em volta da planta-mãe


E lá temos de pegar no sacho e arrancá-los. E devemos fazê-lo por dois motivos, o primeiro é o óbvio, se não fizermos, corremos o risco de o lilás tomar conta do espaço todo, e por outro lado, devemos também arrancar todos estes rebentos que crescem das raízes da planta, para que o tronco principal se conserve sempre bem pujante. 

Já que estamos com a mão na massa, podemos aproveitar vários destes rebentos que brotam das raízes e aproveitar para fazer quantas novas plantas quisermos. Basta unicamente meter estes novos rebentos ainda com o pau velho e meter num vaso, rega-se e já está, temos uma nova planta de forma gratuita.

Rebentos de lilás que surgem das raízes da planta

No espaço de um ano temos uma nova planta com perto de um metro! 

2 comentários:

  1. No inicio do ano plantei um Lilás no meu jardim na zona de Fontanelas (Sintra) com cerca de 1 metro de altura mas até agora só produziu algumas folhas mas não nasceram novos rebentos. Isso é normal ? Eu estava á espera que crescesse mais depressa e já tivessse dado flor... Na mesma altura plantei 2 Lagerstroemias vermelhas que são muito semelhantes ao Lilás e estão exatamente nas mesmas condições. No entanto não lhes falta sol, nem matéria orgânica no solo e nem água e todas as outras plantas que plantei estão a desenvolver-se bem!

    ResponderEliminar
  2. Olá boa noite,
    Isso é um pouco estranho de facto. Um lilás pequeno também não cresce assim muito num ano (ao contrário por exemplo da budleia). Mas com um metro já é uma planta que deveria ter dado flor. Eu plantei um lilás na frente da casa, que teria pouco mais de meio metro e este ano já deu uma ou duas flores. Mas é como lhe digo, quando são pequenos também não desenvolvem muito rapidamente. Mas para o próximo ano já deveria mesmo florir.
    Sobre as árvores-de-Jupiter (Lagerstroemias) já não tenho conhecimento, porque não tenho nenhuma, mas acho-as bonitas, principalmente por causa do tronco, que acho muito bonito.

    Às vezes também é preciso alguma paciência. Olhe, por exemplo, eu plantei uma romãzeira em 2009 e ela só me deu romãs no ano passado! E depois até descobri que é normal demorarem assim uns quantos anos até darem fruto!

    Boa sorte para o seu jardim e obrigado pela visita.

    ResponderEliminar