quinta-feira, 21 de maio de 2015

Ervilhas de Cheiro

Até me terem oferecido sementes, nunca tinha semeado ervilhas-de-cheiro, e na verdade, esta é uma das plantas anuais mais decorativas e perfumadas. Aproveitando o facto de ter a frente da casa despida (recordo que cortei a sebe de escalónias e plantei heras que demorarão a crescer) lembrei-me então de ali as semear, para que crescessem, se enrolassem na rede, e dessem um aspeto florido e espalhassem o seu odor caraterístico muito agradável. Achei que ali seria um sítio propício, pois elas gostam de sol, e ali virado a sul têm sol todo o dia. E na verdade acho que por ali se deram bem. 

Ervilha-de-cheiro (Lathyrus odoratus)




Semeei-as sem especial cuidado. Peguei nas sementes que recolhi no ano passado (de diferentes cores), e enterrei-as, espaçadas quarenta centímetros entre si. Esta é uma planta que precisa de um apoio para poder trepar, e podemos, ou cortar e enterrar uns ramos, ou colocar umas estacas. Eu acabei por enlear um fio à volta da planta e depois prender na rede, pois a partir dali, já se podem fixar nela. 










Aconselha-se a regar abundantemente em alturas de seca, e preferem um solo rico. Também se pode remover as flores murchas. Se deixarmos formar sementes, a floração diminuirá de intensidade.

4 comentários:

  1. Que lindo...*w*

    E sendo leguminosas, têm um efeito recuperador na terra (adubação verde), ou pelo menos é isso que diz no meu manual de agricultura biológica.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Duende!

      As ervilhas-de-cheiro roxas, já estão em flor há bem mais de um mês, entretanto as flores vão caindo, outras vão abrindo e já estão a puxar sementes. Mas a enorme "sebe" das mais clarinhas dá agora um colorido espetacular na frente da casa :) Acho que depois vou recolher imensas sementes!

      Eliminar
    2. Fico contente que tenhas tratado bem delas...:)

      Eliminar
    3. Acho que este ano sim, cuidei especialmente bem delas, e acho que o resultado está à vista. A roseira é que, talvez fruto da muita chuva que caiu, apodreceu as flores todas, mas ainda hoje reparei que tinha uma bonita flor aberta. Mas é muito sensível, até já pensei plantar um absinto ao lado dela.

      Eliminar