domingo, 12 de julho de 2015

Brincar aos Bonsais

Uma das opções quando não sei bem o que fazer com determinada árvore, e eu tenho mesmo muitas, que muitas vezes até nascem espontaneamente no terreno, é tentar fazer um bonsai. Eu ainda não domino muito bem algumas técnicas, até porque na verdade nunca me dediquei a fundo à coisa, e quando queremos fazer tantas coisas diferentes acabamos por ser muito polivalentes mas nunca verdadeiros especialistas. Mas o mais importante é sempre a saúde da árvore ou planta, e a partir daí é só meter mãos à obra, e com uma certeza que, quanto mais praticarmos, melhores nos tornaremos.

As pequenas árvores podem a princípio não ter lá grande estética, podemos ter cometido montes de erros que qualquer especialista apontaria, mas o que interessa é sermos nós a fazer, e em boa verdade, também se vêem muitos bonsais nas grandes superfícies sem estética nenhuma, e ao menos os nossos bonsais foram feitos por nós. E a vantagem de sermos nós a fazer, aproveitando árvores que tenhamos, é não gastarmos dinheiro, a não ser, quando quisermos um vaso bonito esmaltado e os tivermos de comprar.

Para os pré-bonsais, eu tenho reaproveitado as embalagens dos gelados, pois têm um tamanho e até formato mais ou menos aproximado de um vaso de bonsai, e depois mais à frente quando a arvorezinha tiver um porte mais interessante, então arranjarei uns vasos e transplanto-os. 

Vejamos então algumas das brincadeiras que tenho feito ultimamente, começando por uma laranjeira ou tangerineira (nem sei bem) mas tenho duas, já com mais de dois anos, que nasceram espontaneamente de frutos que caíram ao chão e fiquei com elas já a pensar que iria tentar fazer qualquer coisa a nível de bonsai.  

Citrino

Uma piracanta (Espinho-de-fogo) e já com frutos que amadurecerão e ficarão cor-de-laranja lá para o outono. Esta espécie resulta muito bem em bonsai, porque já tem naturalmente a folha muito pequena, bem como as suas flores brancas, que original frutos igualmente minúsculos como se vê na imagem. Ficam muito proporcionais e resultam muito bem. Além disso são muito resistentes, toleram muito bem as podas e até pegam muito bem de estaca se quisermos propagar mais. Acho que é das espécies ideais para quem quer começar a brincar aos bonsais.


Piracanta ou Espinho-de-fogo




Pequenos frutos da piracanta


Um Pinheiro-bravo que foi transplantado para um vaso de bonsai. Por diversos motivos, os pinheiros são sempre complicados para serem transformados em bonsai e esta é a minha primeira experiência. 


Pinheiro-bravo


Detalhe das novas agulhas que nasceram este ano


E lembram-se da abélia? Pois é, como não sabia o que lhe fazer, resolvi transformá-la também em bonsai, e acho que até é capaz de resultar bem. Acho até que é capaz de ser uma espécie muito versátil para bonsai. Ainda está num vaso de vinte litros, depois logo transplanto para os recipientes de gelado!




Abelia grandiflora

2 comentários:

  1. Estão muito bons teus Bonsai! Gostei em particular o Espinho-de-Fogo e aproveito aqui para dar enfâse a um pequeno excerto teu (do teu comentário) com o qual concordo totalmente.
    "As pequenas árvores podem a princípio não ter lá grande estética, podemos ter cometido montes de erros que qualquer especialista apontaria, mas o que interessa é sermos nós a fazer, e em boa verdade, também se vêem muitos bonsais nas grandes superfícies sem estética nenhuma, e ao menos os nossos bonsais foram feitos por nós. E a vantagem de sermos nós a fazer, aproveitando árvores que tenhamos, é não gastarmos dinheiro, a não ser, quando quisermos um vaso bonito esmaltado e os tivermos de comprar..."

    A estética é muito relativa, mesmo tendo em conta se a análise é feita por especialistas....mais importante que tudo o mais é lembrar que a beleza provém sempre dos olhos de quem vê, sente e observa e, a estética mais importante de todas é aquela que sai naturalmente e é sentida pelo próprio criador da obra.
    Achei muito bons mesmo, todos os teus bonsai. Parabéns pelo grande trabalho.
    Vítor

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Vitor, obrigado pelo comentário. É como disse, acho que praticando vamos deixando de cometer certos erros e evoluindo. O espinho-de-fogo é mesmo uma boa espécie para pessoas que se estão a iniciar. É resistente, folha pequena e pequenos frutos e tolera muito bem as podas.
      Depois é um pouco isso, a estética também é relativa e depende dos olhos de quem vê :) E claro, as coisas têm outro valor quando somos nós a fazê-las.

      Eliminar