quarta-feira, 29 de julho de 2015

Ferro velho reciclado para a passarada

Há pequenas coisas que podemos fazer, e que podem fazer toda a diferença, para atrair passarada para os nossos jardins. Na verdade no meu caso, nem preciso fazer muito, visto que vivo num meio rural, e a minha casa está rodeada de algumas árvores, que providenciam abrigo e até alimento. E diversas aves por ali gostam de andar, principalmente os piscos-de-peito-ruivo (no inverno) e os melros e os chamarizes durante todo o ano. Mas como dizia há pequenas coisas que podemos fazer para os atrair, como a colocação de caixas-ninho, bebedouros e comedouros com comida.

Já há algum tempo que tinha em mente improvisar qualquer coisa, para proporcionar à passarada a possibilidade de se banharem e beberem água. Mais incentivado fiquei, quando a minha mãe me contou, que um melro fêmea visitava diariamente numa grande taça que ela tem com papiros, para ali se banhar nos poucos centímetros de água que a taça tem. 

Até que recentemente tive a oportunidade de comprar, a um preço bastante acessível, um semeador bastante antigo (terá uns sessenta anos) peça que gostei particularmente para depois servir de decoração, conjuntamente com um lavatório antigo. E como já tinha pensado que um destes lavatórios antigos poderiam ser uma peça bem interessante para servir de bebedouro/banho para a passarada, nem hesitei, e com comprei as duas peças. 

O lavatório estava completamente ferrugento e em bastante mau estado como se pode ver:



Além de ferrugento, ao remover a ferrugem encrostada deu para perceber que já tinha levado vários tons de tinta ao longo dos tempos, uma por cima da outra, sem terem retirado a que estava por baixo. Removeu-se as camadas de tinta antigas, e ainda com ferrugem aplicou-se uma tinta própria e já ficou com outro aspeto. 



Mas como vêem, não é preciso gastar muito dinheiro naqueles Bird Bath para jardim todos artilhados. Com 5€ no ferro velho, e alguma paciência é possível reciclar uma peça tão usada em casa há umas décadas atrás, e dar-lhe uma nova utilidade.

Resta-me agora tentar colocar o lavatório-bebedouro num sítio que seja mais apropriado - mais ao sol ou à sombra? - para ver se a passarada o usa ou não. E se usarem, e se conseguir tirar algumas fotografias ou até vídeos, depois certamente aqui partilharei. 

2 comentários:

  1. Ficou fixe! Ideia bem pensada, vamos lá aguardar as fotos de quais vão ser os primeiros 'clientes' nesse teu bar com piscina . :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É curioso que, passado todo este tempo, nunca vi nenhum pássaro lá a beber... Na volta ainda reconverto o lavatório num vaso para uma planta pendente...

      Eliminar