domingo, 6 de setembro de 2015

Suculentas em flor - Faucaria

Mais uma suculenta (ou planta gorda) que abriu hoje as primeiras flores. De manhã não vi nada, mas pouco antes de jantar andei a regar e vi umas pequenas flores amarelas, mais ou menos semelhantes às flores de dente-de-leão.

A Faucaria é uma suculenta originária da América do Sul. Tem folhas opostas, carnudas e dentadas. Como grande parte das suculentas gosta de um solo rico e permeável, de exposição solar, e é preciso muito cuidado, tanto com regas excessivas, como com o frio e geadas no inverno. Multiplicam-se por divisão ou por estacas no verão, ou por semente na primavera.






9 comentários:

  1. Eu tenho uma destas que á 2 anos atrás tinha juntamente uma erva daninha que eu deixei andar e a erva daninha pensava eu estava a lhe tirar o vigor, e começou Faucaria a ficar mole e muito para o roxo.....retirei a erva daninha e, passado umas semanas já a Faucaria estava rija e sã que nem um pero e assim tem andado desde á um ano e tal ....até que á umas semanas atrás ela começou a voltar a ficar muito roxa e mole como da outra vez , e desta vez não tem erva daninha nenhuma e a rega tem sido a habitual desde sempre, agora qual será o problema ?! Também desde que a tenho por cá estes anos nunca lhe vi flôr alguma fosse em que altura fosse... grrr....

    Vítor

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Vitor,

      De facto já reparei que esta suculenta é um bocado sensível. É preciso estar atento pois de um momento para o outro ela pode não gostar de alguma coisa, seja água em excesso, do solo ou do sítio onde esta. Esta planta que tenho também já esteve com muito mau aspeto. Mudei-a de vaso, e coloquei noutro sitio e pronto, lá arrebitou.

      Eliminar
  2. Viva, Konigvs!
    Obrigado pelas dicas mas, o problema é que ela sempre esteve no mesmo local, o solo é o mesmo ,a rega a habitual , tudo igual......antes com a erva daninha por lá quase que tinha 'murchado' até parece que lhe sugava a seiva, depois sem erva daninha recuperou e ficou óptima ,cheia de vigor, agora passados largos meses e sem erva daninha volta a estar roxa e a ficar a engilhada...será que ela terá tipo alguma fase em que fica assim e depois recupera?! será que faz parte do sistema desta planta?! é muito estranho realmente, e inda por cima nascem rebentos na mesma ,sob este estado de fraqueza....vou aguardar mais uns dias e estar atento....caso piore então vou tentar colocar noutro local.
    Obrigado. :)

    ResponderEliminar
  3. Pois, sabes que uma planta com outra ao lado, esta vai competir com ela por alimento e as ervas são muito resistentes, era normal que a suculenta com uma erva ao lado pudesse começar a definhar.
    E as suculentas dão sempre esse sinal, quando começam a ficar chupadas/engelhadas mostrando que não estão a gostar de alguma coisa e é preciso perceber porquê. Olha, por exemplo, a minha mãe tinha um Aloe variegata (muito bonito) que morria sempre, e então deu-me uns filhotes para ver se eu conseguia cuidar melhor deles. E eu não fiz nada de especial, limitei-me a deixá-los ao sol, não regando muito e eles estão muito bonitos, ao passo que os da minha mãe apodreciam sempre, e eu acho que só poderia ser água a mais ou do sítio. Temos de ir experimentando, mudando as condições para ver se conseguimos que a planta se dê melhor ;)

    ResponderEliminar
  4. Bem depois do que falei e vendo a localizaçaõ...no vaso ao lado está a planta de jade que tu me enviaste da outra vez , está cada vez maior e vistosa......a Faucaria deve é estar a ficar 'lixada' com a concorrência do lado , vou colocá-la na frente, pois como o vaso é mais baixo não vai tapar o jade e, logo vejo se a Faucaria recupera e se dá melhor de camisola amarela. =)

    ResponderEliminar
  5. As flores abrem apenas à tarde e voltam a fechar durante a noite. É uma das plantas mais sensiveis à luz solar que eu conheço, a própria planta muda de cor, do verde que se vê nestas fotografias ao roxo, conforme apanha menos ou mais sol. O grande desafio é fazer com que sobrevivam no Inverno.

    ResponderEliminar
  6. Olá Rosa bom dia,

    É verdade! Eu não tenho assim muitas suculentas (há quem tenha centenas diferentes) mas esta deve ser das mais melindrosas. Em minha casa também cai muita geada no inverno (o inverno passado então foi um exagero) e então o melhor mesmo é abrigá-las ir fazendo sempre a ronda pelas plantas. Como eu costumo dizer, não é preciso falar com elas (as plantas), basta prestar-lhes atenção e tentar perceber o que se está a passar quando algo começa a mudar. (isto até é válido para as pessoas não é?)
    O complicado é também agora no outono/inverno uma pessoa já sair do trabalho de noite, não poder fazer nada durante a semana, e depois o fim-de-semana é demasiado curto para todas as solicitações. Mas pronto, vamos ver como a minha faucaria passa o inverno.

    ResponderEliminar
  7. Ola, amigo Konigvs e Rosa!
    Depois do que eu tinha documentado nas mensagens acima , deixei passar algumas semanas para agora poder dar um melhor feedback do assunto que se foi desenrolando pela positiva , ainda bem!
    Então e no seguimento do que eu tinha falado a minha suculenta estava cada vez a ficar pior e a mirrar quase morrendo, mudei então ela de localização , ou seja , retirei do interior pert da janela e coloquei no exterior ao sol, mas ainda foi pior , pois e como bem referiu a Rosa parece realmente ser uma planta muito sensivel á luz solar e em meia dúzia de dias , para além do mau estado em que ela se encontava, o sol directo começou a secar os poucos rebentos novos que tinha e, sim confirmo também que esta suculenta muda de côr do verde ao roxo , sem sequer a mudar de local, ela muda de côr de tempos em tempos nuca percebi porquê também.
    Mas pronto, então voltei a retirar a suculenta do exterior ,coloquei ela no local habitual mas, resolvi então colocar terra nova e retirar a velha, foi então que descobri qual a verdadeira razão de ela estar a morrer.....ou seja, há uns anos atrás quando a coloquei no vaso , tinha morrido um pardal que eu tinha em gaiola já á muitos anos, então eu resolvi colocar o pardal morto numa caixa de cartão e o enterrar neste vaso ,tendo de seguida plantado a suculenta . Se passaram alguns anos e não mais me recordei disto e a suculenta foi sempre se desenvolvendo bem (só tendo um problema com uma erva daninha que eu exterminei na altura) , até que agora quando mudei a terra ao vaso é que fui descobrir que a caixa de cartão e o pardal morto já não existiam (foram reduzidos a pó),estando tudo no meio e interior do vaso com um espaço sem nada - tipo caixa de ar - , então este era o problema.....quando as raízes da suculenta chegaram á caixa de ar, não tinham forma de se alimentar e daí estar a começar a morrer....a suculenta era composta por 11 ramificações , morreram 2 e, uma eu consegui cortar e recuperar em vaso á parte. Assim a sucolenta original depois que lhe coloquei terra nova ,passado agora umas largas semanas...(7 a 8), manteve as 8 ramificações e já todas estão com recuperadas, se desenvolvendo agora com igual e boa energia do passado.
    O amigo Konigvs, acabou por ajudar com suas sugestões, não tendo resultado com a mudança de local....mas claro quando foi da mudança de terra, ficou resolvido.
    Quanto a flôres desta suculenta nunca as vi nem de manhã, tarde ou noite, pode ser que agora futuramente apareça alguma....
    Obrigado amigo Konigvs e Rosa.
    Vítor

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Vitor,
      Muitas vezes não adianta ler muito, muitas vezes é mesmo por tentativa e erro, para tentar perceber o que poderá estar a causar o desconforto na planta. Mas ainda bem que ela já está a recuperar. Quanto às flores, creio que ela já não poderá dar mais flores este ano, porque se a minha já deu, a tua a dar, também deveria dar na mesma altura. Mas pronto, continua a cuidar bem dela, e quem sabe não te presenteia com flores no próximo ano? Abraço.

      Eliminar