domingo, 15 de novembro de 2015

"São. Tem o anel..."

É muito curioso como por vezes as coisas se encaixam. 
A meio da semana, em conversa, o meu colega de trabalho, comentava que um tio, só por grande sorte não teve de sofrer um transplante de fígado devido a uns cogumelos que apanhou e comeu. 

E este fim-de-semana, descia eu a rua a caminho de minha casa, e ouço a seguinte conversa, à distância, entre um vizinho e uma senhora, que reparei que trazia uns cogumelos grandes pela mão, e que mora umas centenas de metros acima:

- Mas são dos bons.
- São. Tem o anel.

Eu lembro-me de, já em criança, ver as imagens de um livro antigo, do meu pai, que falava sobre saúde e alimentação, e lembro-me de ver as imagens dos cogumelos, ou dos tortulhos como ouvia chamar-lhes por aqui. E já nessa altura sabia que havia cogumelos comestíveis, e venenosos, alguns mesmo mortais



Eu quase nunca como cogumelos, mas sei bem que são bons. Ainda nesta última caminhada no Gerês, nem de propósito, com direito a palestra sobre cogumelos e tudo, provei uns cogumelos ao almoço e eram deliciosos, e fiquei a saber que são ricos em proteína e têm a vantagem de não terem qualquer gordura. 

Mas a minha pergunta é: vale a pena arriscar a vida a comer algo que não se tem a certeza de ser comestível ou venenosos? Todos os anos, por esta altura, saem notícias de pessoas que foram parar ao hospital ou que morreram mesmo por ingerirem cogumelos venenosos.  Vale a pena? Apesar de só uma pequena percentagem de cogumelos serem venenosos, ou se sabe o que se está a colher, ou se está acompanhado por alguém conhecedor, ou se compra um bom manual ou se faz uma formação, ou então, na dúvida só olhar para eles. E depois existem diversos mitos, e um deles é este "Se tem anel é dos bons"! O que é completamente errado, pois o cogumelo que mais mata em Portugal tem anel (Amanita phalloides)

Mas podem-se sempre tirar fotografias, essas ao menos não matam ninguém. Ainda hoje, na minha caminhada fotografei uns quantos:







Sem comentários:

Enviar um comentário