domingo, 22 de maio de 2016

O Pesadelo dos Caracóis

Fui abrir a tampa de um dos bidões de composto já pronto, que está debaixo de uma laranjeira, ao lado de dois compostores e duas surpresas desagradáveis. Primeiro constatar que a tampa não estava totalmente bem colocada e entrou água lá para dentro, tendo agora uma espécie de adubo orgânico mais líquido do que sólido! Mas isso até poderá ser útil, porque em vez de comprar, posso por exemplo adubar os bonsais (e outras plantas) com este adubo líquido totalmente biológico! A segunda surpresa bem mais assustadora: dezenas de caracóis por debaixo da tampa! Recolhi-os e deixei-os nesta caixa plástica. Mas atenção, cuidado com a falsa perceção que os caracóis são muito lentos! Falso! Basta virar costas que eles rapidamente desaparecem!







Tenho ouvido algumas pessoas queixarem-se destes moluscos devoradores de plantas tenras, e eu mesmo bem vou vendo, principalmente as plantas suculentas devoradas por eles. Mas até ao momento ainda não comecei uma verdadeira caça ao caracol. Quanto muito vou apanhando um ou outro que vejo, e uso-os como alimento para as minhas tartarugas, que os adoram e são uma rica fonte de cálcio totalmente natural. 

Na natureza, sem a intervenção nefasta do homem, tudo estaria mais ou menos em equilíbrio, e para uma praga se multiplicar tanto, danificando tanta coisa nas hortas e jardins, é porque algo não está bem. No caso dos caracóis, estes proliferam abundantemente porque cada vez mais terão poucos predadores diretos e que sejam também, tal como os caracóis, noturnos, como por exemplo os ouriços-cacheiros e pior ainda em casas particulares com muros a delimitar, pois mais dificilmente para lá entrarão. Mas também as cobras que deles se alimentam se vêem cada vez menos ou mesmo os licranços, que são muitas vezes mortos por pura maldade e ignorância das pessoas.

Depois estamos a falar de uma criaturinha que pode viver mais de dez anos, e que pode multiplicar-se por 300 todos os anos! E ainda por cima é hermafrodita! ou seja a sua cara-metade pode ser outro caracol qualquer!

Existem diversas técnicas que os apanhar. Sempre ouvi falar da cerveja, mas eu nem sequer a bebo vou agora comprar cerveja para os caracóis se afogarem?! e ainda por cima detesto o cheiro! Mas existem também técnicas que não passam de  mitos, como colocar certos materiais, que ao que parece eles não passam por cima. Mas depois disto que vi, num cato da minha mãe, acho que é mesmo para esquecer!



E mesmo que funcione, como a questão de colocar cascas de ovos ou as borras de café, acaba por ser um pouco chato andar sempre a colocar esse tipo de coisa por todo o jardim, pior ainda se for de grandes dimensões. Ou colocar abrigos, como vasos cerâmicos virados ao contrário, e com uma abertura suficiente para eles lá entrarem e depois os recolhermos facilmente. No fundo foi isso que me aconteceu, ao encontrá-los, escondidos, numa tampa de um bidão. 

Existe um sem número de dicas de como nos livrarmos dos caracóis. E existe ainda o veneno que se pode comprar e colocar junto das plantas a proteger. Mas eu sou contra o uso de venenos, bem como pesticidas, então para mim isso não é opção porque eu vou continuar com um Jardim ao Natural. 

A melhor opção - enquanto não trouxer uns ouriços-cacheiros para casa! - acho que é mesmo fazer uns serões noturnos no jardim. Os caracóis são umas criaturas noturnas, e de dia não se vêem pois procuram sítios bem escondidos para não serem encontrados, mas de noite saem para comer (também há aqueles que ficam por muito tempo, anos até, completamente imóveis, no seu sono profundo) e então o melhor, será nós mesmos sairmos de casa, de lanterna em punho e ir à caça deles.

Depois é preciso ter cuidado com tudo o que os possa abrigar. E cuidado com certas plantas, como os agapantos, antúrios ou estrelícias por exemplo, ou outras plantas muito densas onde eles se possam abrigar. No meu caso que estou a fazer uma densa sebe de heras a toda a volta da casa, já sei perfeitamente que será um imenso albergue de caracóis. Mas não tenhamos ilusões, por mais limpo e arrumado que possa estar o jardim, nunca os vamos erradicar totalmente, mas temos de os controlar sob pena de nos infligirem graves danos nas hortas e jardins.

Depois de apanhados fica ao critério de cada o que fazer com eles. Há quem lhes ponha os pés cima, e há até quem faça deles grande petisco, especialmente de Leiria para baixo. Eu nunca provei, e confesso que tenho alguma desconfiança, até porque aqui a norte do Douro não temos essa tradição. Quer quiser ter uma postura mais "humana" pode sempre recolhe-los e deixá-los bem longe.




No meu caso, tal como referi, sirvo-me deles como alimento natural para as tartarugas. Elas simplesmente adoram-nos, faz-lhe muito bem à saúde e ainda por cima não se gasta um cêntimo o que é ótimo. Os caracóis comem-me as plantas mas depois são comidos pelas tartarugas, e tudo fica assim mais equilibrado.


Sem comentários:

Enviar um comentário