quarta-feira, 22 de junho de 2016

Acer palmatum morre; Porta-enxerto ressuscita

Há dois anos falava aqui do meu Acer palmatum que exibia a sua exuberante floração vermelha. Mas aos poucos, e por culpa própria, após, por acidente, ter esgaçado os dois ramos do tronco principal, e apesar de ter tentado remediar o problema amarrando-os com borracha para que cicatrizasse e ele depois ter parecido bem, a verdade é que aos poucos começou a definhar até que morreu mesmo. 



Mas a maioria destes Acer, não sei bem por que motivo (mais fácil e rápida propagação que por semente? Maior resistência?)  mas são enxertados numa outra árvore do mesmo género. E então deu-se o milagre. Por estes dias falava-se na comunicação social, que em Portugal um cadáver de quatro meses dava à luz um bebé. Mas bem vistas as coisas, o que aconteceu com este Acer foi o oposto. Morreu o ser vivo que era alimentado pelo cadáver, mas o porta-enxerto morto ressuscitou!




A utilidade desta árvore (acredito que a pequena parte do tronco que está viva irá prosperar)será para tentar fazer qualquer coisa como bonsai, ou pelo menos aproveitar para praticar. Quanto ao Acer palmatum, talvez um dia ainda volte a comprar outro porque acho-os mesmo muito bonitos.

Sem comentários:

Enviar um comentário