sábado, 13 de agosto de 2016

Bonsai Ulmeiro - Poda de Manutenção

Os meus bonsais têm andado um pouco negligenciados. Agora que estamos em pleno verão, e a atmosfera, mesmo à sombra, é extremamente abrasadora, temos de regá-los quase todos os dias. É preciso também, desde a primavera proceder à adubação, e ir fazendo uma poda de manutenção, para que a pequena árvore vá mantendo aquele mesmo perfil. 



E nem de propósito já há algumas semanas que uma amiga me perguntava como se podam os bonsais, porque um tio tinha um e não sabia muito bem como fazer. E na verdade, apesar deste tipo de procedimento ser extremamente simples, será, sem dúvida das tarefas mais apresentará mais dificuldades a quem se inicia no bonsai. Regar é facil, adubar é fácil, podar e transplantar para outro vaso será das tarefas aparentemente mais complicadas. 

Mas também não tem de ser um bicho de sete cabeças! 

Há muito que o meu ulmeiro (Ulmus parvifolia) que fez este ano quinze anos que está comigo, precisava de ser podado. A brotação do ulmeiro começa em meados de janeiro, e nas semanas seguintes, depois de ter perdido quase as folhas todas no inverno, ficará repleto de pequeninas novas folhas verdes. Mas ao longo dos meses, todos os novos rebentos irão crescer, ocultando a silhueta da árvore, e precisam ser cortados.

E esta poda pode ser feita durante todo o ano, sempre que os novos rebentos saiam fora da estética da árvore. Por analogia, é mais ou menos como com os cortes de cabelo, quando a pessoa acha que o cabelo está um pouco grande, a pessoa vai cortar, para manter o mesmo aspeto de sempre. Então nos bonsais a isso chama-se poda de manutenção. 



No caso do ulmeiro (atenção que muitas vezes diferentes espécies têm regras diferentes) quando estes novos rebentos têm uns dez centímetros de comprimento, cortámo-los, deixando só duas ou três folhas e adotámos este procedimento por toda a árvore. 



Visto que esta é uma tarefa de alguma paciência, eu aconselho a que façamos a poda ao bonsai, estando relaxados, sem pressa e com a cabeça livre de pensamentos negativos, para não corrermos o risco de descarregarmos as nossas frustrações na pobre árvore. Para quem se está a iniciar pode parecer uma tarefa complicada, mas acreditem que sou um mero aprendiz, fazer uma poda de manutenção é uma tarefa muito simples.

2 comentários:

  1. Ficou lindo Konigvs!
    Que diferença.
    Alguem andou a fazer magia por ali ;)
    SF

    ResponderEliminar
  2. Obrigado SF. Mas eu não fiz magia nenhuma! A sério, só dei uma aparadela. Isto é mesmo muito simples, apesar da grande diferença entre o "antes" e o "depois".

    ResponderEliminar