sábado, 12 de novembro de 2016

Caviar Branco no Jardim

No espaço das minhas tartarugas, encontrei por estes dias um caracol a enterrar-se na areia. (atribuir uma palavra masculina a um ser bissexual, nos dias que correm pode dar grande discussão!) O motivo para o sucedido, para meu espanto, é o que o bicho (ou bicha!) estava a enterrar os ovos da sua próxima geração de caracóis. 




Tendo em conta que qualquer caracol, porque é hermafrodita se pode reproduzir, num ano pode-se multiplicar por mais de quatrocentos, e apesar de certamente muitos não chegarem a adultos, pois serão alimento de outros predadores, a verdade é que dá para perceber a dimensão do problema para um sítio com muitas plantas como o meu, e não esquecer que eu não uso venenos para os matar. 

No entanto parece que estes ovos de caracol são também eles (à semelhança do quase extinto esturjão)  muito usados na cozinha - dizem que é "caviar branco"! - e a coisa também não é barata,  pois 1Kg custa cerca de 1500€. 

Bom, apesar do meu caviar branco ser totalmente biológico, pois é proveniente de um ambiente sem pesticidas ou outros agro-químicos, e nem sequer é de viveiro, muito valioso portanto!, eu preferia vê-lo longe do meu jardim! 

2 comentários:

  1. He podido entenderlo a medias y me parece un articulo muy interesante, ahora bien, podría disponer de un traductor. Un abrazo y espero seguir disfrutando de su blog

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Raúl,
      Obrigado pela visita e pela pertinente observação. Já coloquei o tradutor para melhor me entenderes e comentares sempre que assim o entendas.

      Eliminar