quarta-feira, 23 de novembro de 2016

Hoje é Dia da Floresta Autóctone

Celebra-se hoje, todos os anos a 23 de Novembro, o dia da Floresta Autóctone, que foi estabelecido para promover a importância da conservação das florestas naturais, e por ser uma época bem mais favorecida pelas condições climatéricas, para que em Portugal e em Espanha se proceda à sementeira ou à plantação de árvores. Este é o equivalente Ibérico do 21 de Março criado nos países do norte da Europa. 







Este é pois um dia com este duplo sentido, por um lado lembrar e defender as nossas árvores e as nossas florestas, e por outro, implementar uma data muito mais favorável à sua plantação, pois em Março podemos ter muito mais insucesso na plantação graças ao aumento das temperaturas, e muitas vezes redução de pluviosidade. 

Se querem plantar árvores esta é a altura certa!

Para saber mais: QUERCUS

4 comentários:

  1. Não sabia deste dia :(
    Deveria ser mais bem divulgado. É o problema de andarmos sempre "às costas" dos outros, perdemos a individualidade como país e incorremos nestes erros.
    Tem toda a lógica plantarmos árvores nesta altura do ano. E autóctones, de preferência. Ainda ontem estive numa aldeia na Serra do Caramulo, que é um gosto. Cheia de castanheiros, que para além de estarem a dar castanhas agora, têm uma cores lindas de Outono.
    Obrigada pela divulgação desta informação tão interessante!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá boa noite Catarina,
      Por acaso é engraçado, porque eu acordei e liguei o computador, olhei para a data e "Ui, hoje são 23! é dia da floresta autóctone"! Nem sequer tinha tomado nota, e então ainda publiquei o post em 5 min antes de levantar da cama indo buscar fotografias já publicadas anteriormente.
      E posso estar enganado, mas acho que esta celebração Ibérica não terá muitos anos, não sei é se as escolas já têm iniciativas com os alunos, como se fazia quando éramos pequenos no dia da árvore a 21 de Março.
      Mas olha, sobre a divulgação, hoje de tarde no trabalho, estava com o rádio ligado na Antena 3 e a Ana Galvão fez precisamente menção a isso, ao facto de hoje ser o Dia da Floresta Autóctone. De resto sabes como é, no nosso país tudo que tem a ver com o ambiente/natureza é sempre um parente pobre, por norma associado a "maluquinhos" ou a "comunistas" que querem embargar obras, quando na verdade nós não somos nada sem a natureza.
      Infelizmente a Natureza não é muito popular nos dias que correm.

      Eliminar
  2. Muchas gracias por recordarnos que se realiza este evento al cual se le debería dar mucha más importancia. Un abrazo y felicidades por las fotos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sem dúvida Raúl, deveríamos dar muito mais importância a este dia, pois a nossa floresta infelizmente está muito maltratada.
      Obrigado pela visita. Abraço.

      Eliminar