domingo, 4 de dezembro de 2016

Agave Tequilana

Já não sei bem há quanto é que trouxe um pequeno filhote de Agave tequilana (ou Agave azul) que encontrei no terreno baldio ao lado de minha casa, provavelmente ali deixado pelos meus vizinhos. Talvez um ano por aí... e trouxe-o porque era uma espécie que não tinha e pronto, mais uma planta grátis!

Agave tequilana tem este nome porque é deste cato que no México se faz a tequila. São cortadas as folhas, e é o seu interior que é aproveitado, forma uma espécie de grande pinha ou ananás. É cozido e picado e depois de fermentar é destilado.





Como eu tenho muitas plantas, nem sempre ando em cima de todas e ainda por cima um cato não é propriamente uma planta que nos precisemos de nos preocupar. E logo um Agave, uma planta que resiste a tudo.

Mas por estes dias, ao passar pelo vaso, verifiquei que estava um filhote a nascer pelo buraco do vaso. Bem, deixa-me lá investigar o que se está a passar!


Então resolvi tirar o cato do vaso e ver como estavam as raízes. Não foi fácil tirá-lo, foi preciso puxar com força, e depois percebi porquê! Isto porque a raiz/filhote ficou presa ao puxar o vaso:


E o estado das raízes era este:



Soltei as raízes, e arranquei estes novos rebentos que se estavam a formar das próprias raízes, e meti o agave num vaso maior. Quando aos pequenos bebés que se estavam a formar resolvi metê-los em terra e ver se sobrevivem. Eu acho que sim...mas logo vejo!



1 comentário:

  1. Un ejemplar muy muy bello, muchas gracias por mostrarnoslo. Un saludo desde Plantukis

    ResponderEliminar