domingo, 1 de janeiro de 2017

Pateira: Diferenças na paisagem

Se em Setembro, pleno verão, aqui mostrei as infestações de jacintos-de-água, muito em floração na Pateira, agora com os rigores do inverno a fazerem-se sentir, esta exótica sul-americana começa agora a ressentir-se.

Se em Setembro a cor reinante era o verde...


 ... em Janeiro tudo em volta parece acastanhado. E não são só os jacintos, tudo parece estar adormecido:



Afinal, não são só os meus jacintos que mantenho num pequeno lago para servir de alimento a tartarugas e filtro de água que apodrecem e morrem no inverno. Só os que abrigo conseguem sobreviver. Mas estes aqui também não estão a ficar com boa cara por causa do frio. Mas pude observar que muitas destas plantas aquáticas estão com as esponjam em formato de pequenas bolas, que servem para flutuarem, comidas, o que significar que também há por ali quem deles se alimente. Serão aves? 


Aqui, numa zona abrigada, podemos ver uns quantos ainda bem verdes:


10 comentários:

  1. Realmente é uma diferença muito grande é...
    SF

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá SF boa noite,
      Sim, muito diferente mesmo. As árvores despidas, as plantas aquáticas e palustres todas secas e castanhas... a cor da paisagem é mesmo muito diferente. Bom 2017 para ti e para os teus.
      Beijinho

      Eliminar
  2. Obrigada e igualmente para ti :)
    Beijinho
    SF

    ResponderEliminar
  3. Nesta primavera tens que ir connosco colher uns para o nosso lago :) estamos neste momento com duas no lago, uma adoptada recentemente, e na primavera/verão vão mais duas para o exterior.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Se vocês quiserem eu arranjo-vos jacintos, tenho-os aqui ao pé de casa!

      Eliminar
    2. Aceito sim senhor :) mas talvez mais para a frente, visto que, nesta altura não resistem ao frio.

      Eliminar
  4. É uma grande diferença. E agora ainda mais.
    Fui à Pateira na semana passada (mas à zona de Óis da Ribeira) e estava lá uma embarcação que penso que seja para retirar os jacintos da lagoa, uma vez que é uma infestante e acaba por ameaçar as espécies locais.
    Na Pateira têm tido bastante trabalho para combater os jacintos, mas é sempre complicado.
    Bons passeios!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Catarina!
      Olha, das vezes que lá estive, que foram duas ou três, vi várias embarcações, estilo canoas, afundadas e cheias de água, não sei se são a essas que te referes? Eu acho que estarão só abandonadas, quanto muito os pescadores retirarão alguns jacintos na beira da margem por causa da pesa, de resto duvido muito que se faça muito mais que isso, além do que já foi feito pela Câmara. E eu até acho que o melhor para recolher os jacintos seria agora, porque muitos deles estão completamente queimados e secos, ocupam muito menos volume a recolher, e a maioria já estará morta. Mas sabes como é, cuidar do ambiente não dá muitos votos, ninguém se preocupa minimamente com isso! Então canalizam verbas para gastar noutras futilidades, olha, como nas iluminações de Natal em que se gastam milhões de euros, que nos saem a todos da carteira, para basicamente... nada!

      Eliminar
    2. Esses barcos que falas estão lá sempre, às vezes até meios afundados, mas não estava a falar desses.
      Esta embarcação é grande, metálica e azul. Pesquisei um pouco e é mesmo para tirar os jacintos. É esta ceifeira que está neste artigo: http://invasoras.pt/invasao-de-jacinto-de-agua-na-pateira-de-fermentelos/

      Eliminar
    3. AH então falavas mesmo da ceifeira? Eu sei que eles têm essa máquina e têm feito esse trabalho de grande remoção. Isso é então é ótimo, porque tem de ser um trabalho permanente, porque se a infestação não for completamente removida, ou no mínimo controlada, no ano seguinte lá estão eles rapidamente a propagar-se de novo!
      Eu ainda há uns meses coloquei aqui uma publicção, em que coloquei fotos de jacintos-de-água, aqui perto de onde vivo, no rio Douro! E nunca por aqui os tinha visto! E, ou são trazidos de longe por barcos de recreio, ou então é alguém que os espalhou. E na verdade esta planta é excelente na filtragem da água, incluindo metais pesados (eu uso-a para filtrar um pequeno lago que tenho com tartarugas exóticas) só que o problema é que aqui em Portugal não tem predadores, ninguém se alimenta dela, e aquilo propaga-se muito rapidamente e acaba por invadir tudo.

      Eliminar