sábado, 11 de março de 2017

Bonsai: Transplante de Figueira

Já o deveria ter feito há algumas semanas, mas entretanto também tive de fazer uma cirurgia, da qual estou a recuperar, e mais coisas ainda ficaram por fazer. Nasceu-me uma pequena figueira no jardim, vinda provavelmente de alguma semente transportada por algum pássaro, e eu resolvi arrancá-la e colocar num recipiente, para logo decidir o que fazer. 



Eu não tenho espaço para mais árvores, muito menos para uma figueira, que é uma árvore muito grande. Então pensei em tentar torná-la, ou tentar pelo menos, em bonsai. As raízes já tinham engrossado bastante de forma natural, então, achei que já este ano deveria passar a figueira para um recipiente bem mais pequeno, limitando as raízes e tentando perceber o que posso criar a partir dali. 

Neste momento os pequenos brotos já abriram, e já se vêem pequenas folhas. Este procedimento deveria ter sido feito há semanas atrás, precisamente enquanto os brotos não abriam. Mas eu creio que não haverá grande problema pois as figueiras são árvores bastante resistentes.

Então pedi ajuda para me colocarem ali a árvore (não posso pegar em pesos) e me tirassem o recipiente plástico. E comecei tranquilamente a desfazer o torrão de raízes, e seguidamente peguei na tesoura de poda e cortei as raízes.



Posto isto ia colocar a figueira nuns recipientes plásticos de eram de marmelada,(que guardo sempre porque depois dão-me jeito) mas entretanto a minha mãe disse-me que tinha uns recipientes esmaltados que já não usa para enfeitar no cemitério e foi buscar para me mostrar. Como até já tinham um orifício eu achei que sim, que nesta fase a árvore poderia muito bem ficar ali, e tratei então de começar a colocar terra, misturada com alguma areia (não tinha areão, era o que tinha mais à à mão).


E pronto, estava o transplante feito, agora é esperar que a recupere rapidamente, e ver depois o que fazer com os novos ramos que vão crescer. Entretanto fui colocá-lo na estante dos bonsais, ao lado do ulmeiro, que entretanto está muito bonito depois do seu próprio transplante, e que juntei por estes dias um pequeno detalhe, um pouco de musgo que colei na pedra que o decorava.




2 comentários:

  1. Que giro.
    Vai dando notícias da figueira.
    :)
    Beijo

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A figueira não é uma espécie muito fácil de tornar bonsai, principalmente pelo tamanho da folha, e até para modelar com os arames, porque os ramos são frágeis. Por outro lado acho que é muito resistente, e pronto, dará para eu brincar um pouco e ir aprendendo claro!
      Beijo

      Eliminar