terça-feira, 4 de abril de 2017

Quinta da Conceição

Em Leça da Palmeira (Matosinhos/Porto) existe uma antiga quinta que é, atualmente, segundo li no site da Câmara Municipal, o principal parque público de Matosinhos. E eu, apesar de já inúmeras vezes por ali ter passado, não fazia a mínima ideia que ele existia! E não conhecia, porque quem por ali passa, em frente do Porto de Leixões, tem unicamente indicações para as praias, para o Museu e para a Exponor. E a sinalização, deve ser feita para quem não conhece, e se as localidades não chamam a atenção de quem passa, para o que de bom têm, então ninguém poderá ficar a conhecer esses locais.

E de facto, mesmo junto à A28, entre o Porto de Leixões e a Exponor, há um parque que vale muito a pena visitar. Eu estive por lá a primeira vez neste domingo que passou. Depois da recusa da minha mãe em ir visitar a exposição de orquídeas que acontecia na Exponor (3€ por pessoa não é propriamente uma entrada meiga para quem só quer comprar um ou dois vasos de orquídeas) decidi então, um mês depois de ter sido operado, meter a bicicleta no carro e ir até Leça da Palmeira, já com o intuito e visitar este parque que descobri por mero acaso no Google Maps. 

Falando um bocadinho deste parque, podemos desde logo dizer que o nome Conceição indicia o que foi antigamente: um antigo convento. O Convento de Nossa Senhora da Conceição de 1481. Do antigo convento já pouco resta. São ainda visíveis o antigo claustro, vários chafarizes e uma capela de São Francisco. A peça que mais impressiona é um espetacular portal, de estilo manuelino, e que pertenceu à igreja do convento. 






Indo na A28, direção Porto - Viana do Castelo, saí na saída Santa Cruz do Bispo / EXPONOR, e fui deixar o carro no parque da Rua Vila Franca, a norte da Quinta da Conceição (a sul está o Rio Leça e o Porto de Leixões). 

Gostei bastante do espaço, um enorme manto verde com inúmeras diferentes espécies de árvores e arbustos, muitas autóctones, com destaque para as muitas giestas que se podiam ver com flor amarela. Muitas sebes altas de buxo, como se pode constatar mais abaixo na zona do antigo claustro.  O parque conta ainda com algumas infraestruturas desportivas: uma piscina e dois campos de ténis.

Mas venham comigo dar uma voltinha, que faço-vos a visita guiada ao mais importante parque público de Matosinhos:



































Depois da primeira visita a este parque, que provavelmente não será a última!, tirei a bicicleta do carro, e fui pedalar um pouco, tranquilamente, tentando não me esforçar muito, até à Praia do Cabo do Mundo, onde parei, sentei nas rochas da praia a olhar para o mar e comi o lanchinho que levava comigo. Durante esse tempo fiquei a admirar a paisagem, e não pude deixar de reparar na bonita vegetação, mas que, infelizmente, também estava infestada de chorões-das-praias. Entretanto lá fiz o caminho de volta ao carro, muito satisfeito pelo passeio, e por uma tarde de domingo bem passada. 

6 comentários:

  1. Dantes ia aí muitas vezes e gostava imenso.

    Beijos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Curioso! Eu só descobri aquilo por estes dias! E certamente devo repetir em breve :) Muito bonito, gostei. Mais alguma coisa em Matosinhos que aconselhes?! :)

      Eliminar
  2. Acho Matosinhos um bocado feio, fora a quinta onde foste.
    Antigamente, podiam-se visitar navios estrangeiros. Lembro-me de ir ver um russo e outro polaco que gostei imenso. Eram enormes.
    Agora se gostares de comida japonesa, tens o restaurante Sakura que é considerado o melhor do país. Vais ao Google e colocas a palavra Sakura e tem lá a morada.
    Se me perguntares no Porto... Aí tens muitos lugares lindos. :)

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  3. Não me expliquei bem! Eu referia-me sítios como esta quinta, a jardim ou espaços verdes, alguma coisa dentro do conteúdo deste blogue!
    Eu nunca experimentei comida japonesa! Até há não muito tempo, num dos meus passeios/caminhadas com a associação que costumo ir, uma senhora, com idade para ser minha mãe (e que me acha alguma piada) levou sushi para o lanche, e segundo ela foi feito lá por um especialista qualquer conhecido dela (gente fina é outra coisa!). E eu tinha aquilo ali à frente, mas nem experimentei!
    Do Porto acho que já quase não há cromo nenhum (jardim histórico) que me falte aqui na caderneta do Bucólico! Por estes dias publicarei sobre o Jardim de Arca d'Água e depois a cadeneta quase ficará cheia! (penso eu!)

    ResponderEliminar
  4. Pois...Em Matosinhos não me recordo de mais nada. Mas em Leça tens o Mosteiro de Leça do Balio, que é muito lindo.
    Então vais fazer 1 post sobre o Jardim de Arca d'Água? Morei lá pertinho. :)
    Ainda me lembro quando a minha mãe me levava a mim e ao meu irmão para dar-mos bocados de pão aos patinhos. :D

    Bjinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu referia-me só aos jardins históricos ;) e do Porto falta-me precisamente o de Arca d'Água! Domingo passado bem os vi, aos patos, aliás, por segundos, até perdi uma foto interessante de um a aterrar na água.
      O mosteiro de Leça conheço-o bem (só por fora!) por causa das feiras medievais ;)
      Bom fim-de-semana!
      Beijo

      Eliminar