quarta-feira, 3 de maio de 2017

BIOBLITZ 2017


Serralves organiza em 2017 a quarta edição de um Bioblitz, uma inventariação relâmpago de espécies feita com a participação do público, numa iniciativa ímpar deste género a decorrer num jardim histórico e urbano em Portugal. Ao contrário de um inventário científico, que é limitado a biólogos e outros investigadores, o BioBlitz é aberto a famílias, alunos, professores e outros membros da comunidade, que assim ajudam os investigadores a encontrar plantas e animais no Parque de Serralves. Esta é uma oportunidade única de contribuir para aumentar a lista de espécies já identificadas, trabalhar com a comunidade científica e conhecer melhor a fauna e flora do Parque de Serralves. 

Em 2016, na 3ª edição do BioBlitz Serralves, das 684 observações de 125 espécies (das quais 20 foram novas), as mais observadas foram o sapo-parteiro-comum, a rã-verde, a salamandra-de-pintas-amarelas, o tritão-de-ventre-laranja, o melro, o musaranho-de-dentes-brancos e o escaravelho-do-alecrim. A interatividade entre os participantes e os investigadores foi notável, não só com as famílias no sábado como com as crianças que estiveram presentes com a escola durante a semana. Sem dúvida, há Vida no Parque! 

15-19 MAI (SEG-SEX): ESCOLAS 
A semana é reservada à participação das Escolas (mais informação e inscrições aqui). 
Acesso: participação gratuita mediante inscrição prévia (sujeita a lotação).

20-21 MAI (SÁB-DOM): PÚBLICO GERAL
No fim de semana o BioBlitz Serralves convida também o público a conhecer melhor a fauna e flora do Parque de Serralves.
Acesso: Entrada e participação gratuitas

Programa completo brevemente disponível. 
Para mais informações contacte c.almeida@serralves.pt

Sem comentários:

Enviar um comentário