domingo, 7 de maio de 2017

Salva em Flor

Se existisse algum remédio contra o poder da morte, o homem não morreria no jardim onde cresce a salva.  (Santa Hildegarda)

Segundo uma lenda grega, as propriedades medicinais da salva foram descobertas pelo herói Cadmo, a quem as folhas eram oferecidas todos os anos numa cerimónia religiosa. Na Europa medieval, empregava-se planta no fabrico da cerveja, na magia e na preparação de uma infusão que prolongava a vida, além de que graças a ela - e a algumas palavras mágicas - as jovens podiam ver os seus futuros maridos.


O nome salva deriva do latim salus, saúde, aludindo às propriedades curativas da planta. Apesar das suas muitas utilizações: aromatizar alimentos; purificar fígado e rins, boa contra tosse, constipações e gripes; reumatismo, etc, segundo li, hoje em dia é usada, essencialmente em gargarejos contra inflamações das gengivas e da garganta, mau hálito laringite e amigdalite e as suas folhas podem esfregar-se nos dentes, pois têm uma ação desodorizante fortalecendo as gengivas. O banho de folhas de salva elimina os piolhos e cura a sarna. 

Salva (Salvia officinalis)
Em compressa ou cataplasma, a salva está ainda indicada no tratamento da gota, ataques cardíacos, ferimentos supurados, membros trémulos ou paralisados e úlceras renitentes nas pernas ou pés, e uma decoação forte das folhas, acrescentada à água do banho, tonifica e limpa a pele e o couro cabeludo, além de relaxar os músculos cansados. Também serve para fazer limpezas faciais, pois tem um efeito adstringente sobre a pele e é um remédio tradicional contra resfriados graves.

2 comentários:

  1. excelente post. :)
    sabia que faz bem à garganta mas ao resto que dizes no post não sabia.
    bom início de semana.:)

    beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Amor! Mas então já sabias o mais importante!
      Boa semana para ti também :)
      Beijinho

      Eliminar