sábado, 8 de julho de 2017

Semear Romãzeiras

Já contei aqui no blogue que plantei a minha primeira romãzeira (Punica granatum) no início de 2009. Mas só sete anos depois (no ano passado) é que tive as primeiras romãs:



E claro que das primeiras romãs, tive também as primeiras sementes, que estão envoltas naquela polpa vermelha que nós comemos e que tantos benefícios tem para a saúde. 

Dos múltiplos rebentos que surgem no tronco da romãzeira já eu tinha propagado algumas romãzeiras, uma que transformei em bonsai e duas que já têm mais de um metro de altura. 




Mas e porque não propagar por semente? Foi o que fiz, e posso desde já afiançar que é extremamente fácil, sendo mesmo indicado para as pessoas completamente inexperientes nestas coisas. 
Há muitas espécies em que a germinação não é fácil, são precisas determinadas condições específicas, ou demoram anos a germinar e temos de acelerar o processo, mas com as sementes de romãzeira não, o processo é extremamente simples! Qualquer pessoa em casa pode experimentar e pode até, se for o caso, ensinar às crianças. 

E não é de estranhar que as sementes germinem muito facilmente. A estratégia da romãzeira é produzir um grande fruto que no seu interior tem unicamente sementes - diz-se que tem 613 sementes no interior - envoltas naquela polpa vermelha muito saborosa. E não somos só nós que gostamos daquela polpa, aliás, ela terá sido pensada sim, mas para os pássaros, e por isso a estratégia da árvore, é rachar o fruto (como se vê na primeira imagem) e permite assim que os pássaros se alimentem das sementes. E como os pássaros ingerem a semente, depois irão expeli-la em qualquer sítio e esta terá de tentar germinar.  

Então como é que eu fiz? Peguei num tabuleiro plástico, que teria menos de 10cm de altura, fiz-lhe uns furos e enchei de terra. Fiz uns pequenos orifícios onde depois coloquei as sementes. Reguei e fui sempre tratando de humedecer a terra e esperei que as sementes começassem a germinar. 

Algumas semanas depois já se viam pequenos rebentos a surgir. Deixei-os crescer um pouco e depois transplantei individualmente para pequenos vasos, e voltei agora a transplantar para vasos maiores, usando aquele método simples que mostrei aqui.

 

Agora é esperar que as pequenas plantas cresçam normalmente para depois serem plantadas no sítio definitivo. Acrescentar ainda que, romãzeiras propagadas por semente, podem não dar origem a uma variedade exatamente igual à planta-mãe (daí os viveiros propagarem por estaquia ou alporque) mas sendo esta uma variedade que em Portugal é basicamente usada para fins decorativos também não tem qualquer problema. E a variedade genética de espécies mais selvagens só favorece a biodiversidade. 

Concluindo, se querem propagar uma espécie que é extremamente simples, a romãzeira é uma boa possibilidade. É uma pequena árvore ou arbusto, de lindíssima floração abundante, de cor vermelha, que dá uns frutos que fazem muito bem à saúde, e é uma espécie que, como já viram, permite fazer bonitos bonsais com grande facilidade. E é ainda uma espécie de riquíssima história e simbolismo. 

Sabiam por exemplo, que o fruto proibido, o "fruto da árvore do conhecimento do bem e do mal", e que em nenhum lugar da bíblia diz que era uma maçã, mas assim acabou por ser referenciado graças traduções erradas, seria na verdade, muito provavelmente, uma romã?

Sem comentários:

Enviar um comentário