segunda-feira, 28 de agosto de 2017

Como propagar Jasmim de forma fácil

O jasmim (Jasminum officinalis) é uma trepadeira de crescimento rápido, sempre verde, e que tem uma floração perfumada abundante na Primavera e Verão. Podemos usá-la em pérgolas, varandas, escadarias, ou até como sebe. 


Não é uma planta propriamente barata. Uma pequena planta pode custar entre 3/5€ e uma planta grande porte entre 10/15€. Mas apesar de ser uma planta relativamente cara, podemos propagá-la de forma extremamente simples e muito rapidamente podemos fazer quantas plantas quisermos. Para tal, e este é o processo que eu uso, basta cortar uma liana comprida, e em cada elo onde tem as folhas, cortar e enterrar na terra. Não demorará muito tempo até que na zona do elo comece a ganhar raiz e comecem a crescer novos rebentos.



14 comentários:

  1. Adoro jasmins.:)
    Qual a melhor altura do ano para colocar a estaca na terra?

    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olha, em muitas plantas/árvores aconselha-se o fim do Outono porque tem algumas vantagens, mas no caso do jasmim, pela experiência que tenho, qualquer altura serve! Aquilo pega mesmo muito facilmente! A taxa de sucesso, se não é de 100% é 99%! Metes a estaca num vasinho com a terra bem humedecida à sombra, que rapidamente ela ganha raízes e novos rebentos ;)
      Beijinho

      Eliminar
    2. Konigvs, obrigada. :)

      Beijinhos

      Eliminar
  2. Olá
    Vi em um vídeo esta planta no jardim de uma amiga e estava cheia de flores,
    eu só não sei por que tão cara, uma pena.
    Abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Simone!
      Olha, há uns anos, eu comprei um vaso grande (grande erro!)e coloquei junto de uma coluna da casa (na primeira foto) mas depois arrependi-me, porque se tivesse comprado uma plantinha bem pequena, em pouco tempo conseguiria o mesmo efeito! E os viveiros/hortos/centros de jardinagem propagam a planta também por estaquia que eu bem vi quando comprei! Vinham três estacas no meio do vaso, que entretanto cresceram e formaram uma planta de grande porte, ou seja, conseguem clonar rapidamente centenas de plantas. Este é mesmo um daqueles casos que "menos é mais", não gastar muito dinheiro numa planta grande!
      Olha, se vivesses cá Portugal e quisesses jasmim eu arranjava-te de boa vontade! tenho uns quantos vasos que propaguei! E cheiro é muito agradável, apesar de algumas pessoas, quando a planta está em abundante floração, acharem um pouco enjoativo. Mas eu gosto particularmente!
      Abraço

      Eliminar
  3. Amo jasmim, são muito lindas mas nunca tive uma. Não sei quanto custa uma aqui no Brasil mas deve ser cara também.

    www.lecharmefrances.blogspot.com.br

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Ana bem-vinda,
      Olha, mas agora já sabes, se souberes onde tem um jasmim, podes pedir que te dêem duas ou três estaquinhas e podes tu mesma propagar e conseguir uma planta de forma gratuita ;)

      Eliminar
  4. Tan fácil? que maravilla. Muchas gracias y un saludo desde Plantukis

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É verdade Raúl! Não há motivo para gastarmos dinheiro desnecessariamente!
      Abraço!

      Eliminar
  5. Adoro jasmim roubei 2 pezinhos estou a espera que pegue na terra😉

    ResponderEliminar
  6. Acabei de roubar umas podas do vizinho :D
    Espero que pegue!
    Muito obrigada pelas dicas, e adorei o blog!!

    ResponderEliminar
  7. Tenho um vizinho que tem uma no jardim. Sempre que podia passava só para sentir o perfume. Nunca soube o nome (a casa é de férias e só cá estão no verão), então tenho tentado propagar mas em água (que não dá). Agora fui roubar outra vez e já coloquei na terra... vamos ver se resulta... se não resultar vou comprar...

    ResponderEliminar