domingo, 24 de setembro de 2017

Casa Allen

Domingo, primeiro fim-de-semana de Outono, acabei por passar pela Casa Allen, que fica na zona do Campo Alegre, a poucos metros do Jardim Botânico do Porto. Trata-se de um palacete dos anos vinte do século passado (1927), mandado construir para sua residência por Joaquim Ayres de Gouvêa Allen, 3º Visconde de Villar d'Allen (neto de Alfredo Allen) gente da alta burguesia capitalista da cidade do Porto, inserido numa zona, Campo Alegre e Boavista, toda ela, da elite portuense endinheirada. Desde 1980 que a Casa Allen é propriedade do Ministério da Cultura. 



Ainda há recantos na cidade do Porto que desconheço. Também não tenho obrigação, afinal, não sou portuense. Mas vão sendo cada vez menos, e este era um dos que desconhecia, apesar de, tantas vezes, por ali ter passado na rua António Cardoso que desagua no Jardim Botânico. E que segredos estes portões guardam atrás de si. Logo à entrada temos vários cedros, com vista para o outro lado da rua, onde está situada uma galeria de arte. 


Contornando a casa pelo lado esquerdo (virado a sul), vamos encontrar de imediato um lago , delimitado por inesperados diospireiros:










Mas é nas traseiras, a caminho da Casa das Artes, que se escondem grandes árvores, com destaque, para um enorme tulipeiro, com enormes ramos já debruçados sobre o chão. Impressionante! As fotografias não conseguem mostrar a sua dimensão. Do lado esquerdo, uma não menos enorme faia. 








O dia esteve cinzento, pouco propício a bonitas fotografias, e viria mesmo até a chover depois, quando já andava de bicicleta pelo Parque da Cidade. Mas por certo, este local será motivo de novas visitas, assim que vá para aqueles lados. Fica o conselho, se visitarem o Jardim Botânico, não vão embora sem passar pela Casa Allen. 

Sem comentários:

Enviar um comentário