sábado, 23 de setembro de 2017

Por que é que as Árvores duram tão pouco Tempo nas Cidades?

Passeava pelas ruas do Porto e observava os troncos das árvores que ladeiam os passeios e lembrava-me do que Peter Wohlleben escrevia no seu livro A Vida Secreta das Árvores a propósito das árvores não crescerem tanto e durarem tão pouco tempo nas cidades. E de facto, no que à Natureza diz respeito, muitas vezes para sermos especialistas, basta que olhemos com atenção para os que no rodeia. Não é preciso ler muito, pesquisar, nem fazer nenhum curso. Basta olharmos para as coisas com olhos de ver. Basta olharmos para as árvores da cidade, tal como olhamos para aquela planta que está no escritório e vêmo-la decrepita, a resistir com pela sua sobrevivência, porque ninguém cuida dela como deve ser, ou então porque , todos, ao mesmo tempo, decidem estar sempre a regá-la. 



É absolutamente deprimente olhar para as árvores nas ruas das cidades. Muito triste. Plantam-se árvores, sem quaisquer condições. Numa terra tão compacta que nem sei como as raízes conseguem resistir. Muitas vezes colocam asfalto quase até ao tronco, ou cimento como se vê na imagem abaixo. A árvore não tem qualquer matéria orgânica, não tem húmus, não tem um ambiente humedecido, nada. Está ali à sua sorte. Sofre podas assassinas, porque as árvores estorvam as pessoas e há empresas nas cidades que têm de justificar a sua existência, e então tem de se fazer qualquer coisa, mesmo que seja mal feito. E as podas em árvores de grande porte são um duro revés, pois significa que parte das raízes vão morrer E ainda são obrigadas a passar todas as noites com luz, porque é verdade, as árvores, tal como nós, também precisam de dormir. 



Até que deixam de resistir e começam a morrer. E aos primeiros sinais são deitadas abaixo, e no seu lugar são plantadas outras, a quem espera o mesmo destino. Depois ninguém percebe, ou não quer perceber, por que é que as árvores tombam nas cidades... 

2 comentários:

  1. Concordo totalmente! E agora em Lisboa está na moda só plantar árvores de folha caduca e todas iguais. Mas já não se planta árvores como tílias, freixos, choupos, carvalhos, jacarandás, magnolias, Erythrinas... e principalmente nada de árvores de crescimento lento. Enfim, muito deprimente!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu acho que a vantagem das árvores de folha caduca é fazerem a tão agradável sombra de verão mas permitirem que que se tenha luz e sol no inverno.
      Tudo é uma questão de modas, até a construção das casas, os jardins e os arruamentos! No Porto acho que a moda é plantar jacarandás e ginkgo bilovas e oliveiras, claro! Agora toda a gente planta uma oliveira no jardim! Até no adro da igreja plantaram oliveiras!

      Eliminar