quarta-feira, 6 de setembro de 2017

Todo o Mal que Fizeres à Natureza a Ti Retornará

Depois de recentemente termos ficado a saber que, em Portugal, até no sal que se encontra à venda está contaminado com partículas de plástico, fiquei agora a saber no The Guardian, que publicou uma investigação da Orb Media com resultados verdadeiramente assustadores: 83% das amostras  de água da torneira recolhidas de todo o mundo, estavam contaminadas com plástico.

Os Estados Unidos são o país com maior taxa de contaminação: 94%
Na Europa a contaminação é um pouco inferior mas igualmente alarmante: 72%

A contaminação é de tal ordem que na Alemanha foram encontradas fibras de plástico em todas as 24 marcas de cerveja que foram testadas, bem como no mel e açúcar

Em Beirute, no Líbano, o abastecimento de água provém de fontes naturais, mas 94% das amostras foram contaminadas.

Este verme de seta planctônica, Sagitta setosa, comeu uma fibra de plástico azul de cerca de 3mm de comprimento. O Plankton apoia toda a cadeia alimentar marinha. Fotografia: Richard Kirby / Cortesia da Orb Media

E a água engarrafada (estupidamente engarrafada a plástico!) também não é uma alternativa livre de microplásticos face à água da torneira, visto que, também foram encontradas partículas em algumas amostras de água engarrafada nos Estados Unidos. 

Para mim tudo isto é muito irónico. Nós perfuramos o planeta para extrairmos petróleo, e do petróleo produzimos todo um sem número de produtos, incluindo o plástico que é o maior poluidor na Natureza. Com o plástico produzimos toneladas e mais toneladas de plástico e contaminamos e poluímos um planeta que era verde e azul, e estima-se que em breve haja mais plásticos no mar que peixes. Mas todo esse lixo que varremos para debaixo do tapete, está agora a ser ingerido por nós mesmos, porque ele entra na cadeia alimentar. 

A cada ação corresponde uma reação: nós contaminamos e poluímos o planeta, e agora estamos a sofrer na pele a nossa própria ousadia, porque todo o mal que fizermos à Natureza, a nós retornará. 

Sem comentários:

Enviar um comentário