terça-feira, 12 de setembro de 2017

Vacas-louras na empresa

Uma descoberta completamente inesperada na empresa, que até está situada numa zona industrial, já com poucos espaços verdes, e que, na sua maioria são quase só exóticas como eucaliptos, austrálias, háckeas-picantes, e muitas plumas (Cortadeira selloana). Quem me chamou a atenção foi um dos patrões, que me perguntou se já tinha visto os bichos que estavam no relvado. Só depois percebi que o relvado que se referia era um pedaço de relva artificial numa zona exterior de exposição. 

E foi com grande surpresa que me deparei com um casal de vacas-louras (Lucanus cervus).





A vaca-loura é o maior escaravelho da Europa e encontra-se em rápido declínio, falando-se até já em vias de extinção.E não é preciso ser grande especialista na matéria, basta as pessoas perguntarem-se há quanto tempo não vêem um destes insetos, ou até, se alguma vez os viram na vida.

Na página do ICNF ficamos a saber que este é um inseto associado a bosques e florestas de árvores de folha caduca, das quais se alimentam as larvas, de madeira em decomposição. E as principais ameaças que a vaca-loura sofre é, precisamente, a perda de habitat, a substituição da nossa floresta autóctone por monoculturas de exóticas como o eucalipto, mas também são apontados o uso de fertilizantes, pesticidas e herbicidas como causas para a sua diminuição. Um outro fator apontado, é o seu comércio para colecionadores. 

Como referi, as larvas alimentam-se de madeira em decomposição e podem viver vários anos, mas quando em adultos vivem apenas um mês, após o acasalamento, provavelmente, o que aconteceu a este casal.

Portanto, se por mero acaso se depararem com estes bichinhos, deixem-nos estar na vida deles, pois só procurarão propagar-se e morrer em paz. Estão ameaçados e são protegidos.

Sem comentários:

Enviar um comentário