segunda-feira, 30 de outubro de 2017

Máquinas de Jardinagem: O Escarificador

Já anteriormente falei aqui da importância da escarificação do relvado. No entanto, a minha experiência, que é alguma, mas resume-se à graminha Santo Agostinho (Stenotaphrum secundatum) que é o que tenho nas áreas relvadas de casa, isto apesar de ter propagado um pouco de São Carlos, e que por certo mais adiante falarei dela e das diferenças entre ambas. 

Mas se arejar o relvado e remover toda aquela palha que fica acumulada num relvado fino, é importante, não tenho dúvidas que mais importante ainda será, no caso de quem, como eu, tem relva graminha, pois ela continuará sempre a crescer uma por uma doutra, tornando o relvado muito alto e esponjoso, fazendo com que as pessoas, ao pisarem-no, tenham aquela sensação de quase se enterrarem nele. 

E eu até tinha, como mostrei na altura, um escarificador manual, que poderá ser muito eficaz no caso de relvados finos mas no meu caso é impensável escarificar grandes áreas com aquilo. Faz-se dois ou três metros quadrados e já se fica exausto. E como o meu corta-reva é elétrico, apesar de ter 1800W de potência, não tem força suficiente para eu poder fazer um corte bastante baixo e tentar assim dessa fora contornar o problema.

Ponderei e refleti um pouco acerca da compra de um escarificador a gasolina e equacionei vários fatores. Antes de mais, um bom escarificador novo, é bem mais caro que um corta-relva e custa sempre de 600€ para cima. Não é um investimento barato, tendo em conta que se usar o escarificador uma, duas vezes no máximo por ano. É muito dinheiro para tão pouca utilização.

É verdade que também podemos comprar escarificadores a gasolina por 300€, mas o que diferentes pessoas me disseram foi que: "Fuja de comprar equipamentos da Einhell"! e como tal, assumi essa informação como boa.

E numa loja da especialidade disseram-me mesmo: "Ninguém compra estas máquinas, nem os jardineiros, porque eles preferem alugar, porque não lhes compensa, só mesmo se tiveram muitos relvados para escarificar". E alugar uma máquina destas seria para mim outra opção. Na Leroi Merlin podemos, por exemplo, alugar um escarificador a gasolina por 35€ ao dia. Mas a loja mais perto que tenho e que aluga (não são todas) teria de fazer 160Km para o ir levantar e depois entregar. Ou seja, a brincadeira nunca que ficaria por menos de 50€.

Comecei então a pesquisar também no mercado dos usados e vi um equipamento que me interessou, apesar de claro, o preço não ser muito convidativo, mas era pegar ou largar, e decidi-me a comprá-lo.




É um escarificador com motor da marca americana Briggs & Stratton que equipa muitos modelos de marcas conceituadas de corta-relvas e escarificadores e tem uma fresa que permite um trabalho com uma largura de 46cm.

Depósito de gasolina cheio, foi meter mãos no volante e começar a trabalhar com ele. Primeiro é sempre precisa alguma adaptação à máquina. O puxar o ar, o acelerador, ver como ela reage e ver qual a melhor altura para remover só o suficiente, pois se o colocarmos baixo demais, podemos arrancar a relva toda, e obviamente não é isso que se pretende. E depois, perceber rapidamente que, cada linha que fazia no relvado, logo enchia o saco com palha! Mas depois, como achei que o relvado ainda não estava bem limpo, passei uma segunda, e aí, ainda mais palha saiu! Sem exagero, devo ter retirado do relvado cerca de dois metros cúbicos de palha!

Vejamos aqui um exemplo num pequeno canteiro que tenho junto à casa:


Depois de passar o escarificador:



E veja-se só neste bocadinho a quantidade de palha que a máquina remove:

Já sabemos que após a escarificação o relvado fica com mau aspeto, pior em algumas zonas onde a máquina foi um pouco mais fundo:


Como me diziam numa loja da especialidade, este é um equipamento que ninguém compra por ser caro. E então as pessoas limitam-se a cortar a relva. Mas se queremos um relvado bem cuidado e com bom aspeto, fazer a escarificação é essencial para o conseguir. O relvado precisa ser arejado e limpo de toda esta palha que fica acumulado, que impede que a adubação e até a rega sejam convenientemente absorvidos.

E se comprar novo é muito caro, temos sempre a opção de comprar usado ou alugar.


Sem comentários:

Enviar um comentário