terça-feira, 14 de novembro de 2017

Plumas: Resistência após Incêndio

As plumas (Cortaderia selloana) exótica invasora, estão a invadir em força o grande Porto. Por exemplo, Gaia está completamente invadido por esta erva vulgarmente conhecida por penachos, plumas, erva-das-pampas, originária da Argentina e Chile. 


Trata-se de uma erva que pode atingir os dois metros e meio, que corta facilmente a pele se lhe passarmos as mãos e é muito facilmente identificável quando exibe as suas plumas. É uma planta que podemos encontrar em diferentes habitats, diferentes tipos de solos, como junto ao rio, nas bermas das estradas, ou em terrenos baldios. 





Só pela observação que fui fazendo, rapidamente cheguei à conclusão que não é uma planta de ser facilmente erradicada. Vejo constantemente pessoas as cortá-las com roçadoras, bem rente ao solo, para depois, passado pouco tempo, elas regressarem com grande vigor. Tal como também já tinha visto incendiarem as zonas onde elas estão e também me pareceu que esse esforço era infrutífero. 

E agora pude facilmente comprová-lo. Os últimos grandes incêndios de 14 e 15 de Outubro, que infelizmente provocaram mais uma série de vítimas, foram há um mês. E um mês depois já podemos observar esta invasora a ressurgir, qual fénix, das cinzas:






4 comentários:

  1. Es un ejemplar muy duro y muy invasivo, una lastima porque es realmente precioso. Un saludeo desde Plantukis

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito invasiva e se não se travar infestará cada vez mais zonas. Mas infelizmente temos muitas invasoras descontroladas em Portugal.
      Um abraço

      Eliminar
  2. Também tenho vindo a reparar no número crescente desta planta, aqui pelo norte de Portugal. Mais uma praga... :(

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Dona da casa, bem-vinda ao meu jardim!
      Infelizmente temos muitas exóticas invasoras, não são só eucaliptos, mimosas e austrálias, e acho que também seria da competência às autarquias fazer algo nesse sentido, de remover estas plantas que aqui se instalam e se tornam praga, mas em Portugal estas questões do ambiente parece que não dão votos e faz-se muito pouco nesse sentido.

      Eliminar