quarta-feira, 8 de novembro de 2017

Porque Ardem Empresas em Portugal?

Podem mudar governos, podem aumentar o número de bombeiros, podem contratar milhares de helicópteros e milhares de aviões. Podem fazer o que quiserem, mas se não limparem à volta das das casas e das empresas, tudo continuará na mesma. É essa a minha convicção. Arderam centenas de casas este ano, arderam também muitas empresas. E continuarão a arder se a lei, que existe há muitos anos, não for cumprida e não a fizerem cumprir. 

Não é preciso procurar muito para perceber o porquê de arderem empresas em Portugal nos incêndios. Na própria rua onde trabalho podemos encontrar casos gritantes. Não se limpa, não se obriga a limpar. E tem-se um belo eucaliptal a três ou quatro metros das paredes da empresa. E um dia a empresa arderá. E todos pagaremos pela preguiça dos outros. E tudo continuará na mesma, ano após ano.




Segundo o estipulado no n.º 2 do artigo 15.º do Decreto-Lei n.º 124/2006, de 28 de junho alterado pelo Decreto-Lei n.º 17/2009, de 14 de janeiro, as e os proprietários, arrendatários, usufrutuários ou entidades que, a qualquer título, detenham terrenos confinantes a edificações, designadamente habitações, estaleiros, armazéns, oficinas, fábricas ou outros equipamentos, são obrigados(as) a proceder à gestão de combustível numa faixa de 50 metros à volta daquelas edificações ou instalações medida a partir da alvenaria exterior da edificação, de acordo com as normas constantes no anexo do referido Decreto-lei.

Sem comentários:

Enviar um comentário