terça-feira, 7 de novembro de 2017

PR5 Rota dos Espigueiros

Foi no fim-de-semana passado, num belo dia de outono, com tempo cinzento e alguns chuviscos pela manhã que até me obrigaram a retirar o impermeável do saco, que me juntei ao grupo do costume para fazer o percurso PR5 Rota dos Espigueiros, por terras de Bastelo e Várzea Cova no concelho de Fafe. 

Iniciamos a caminhada junto à igreja de Várzea Cova, uma freguesia que, segundo a Wikipedia, tem 358 habitantes, e que por aqui já se pode ver como estamos num ambiente rural e com pouca presença e intervenção do Homem. 




O percurso chama-se Rota dos Espigueiros (ou canastros como sempre ouvi dizer por aqui onde vivo) porque ao longo do percurso podemos observar várias destas construções, usadas pelas pessoas para guardar o milho a salvo dos roedores. 





Não fiz muitas caminhadas durante este ano, mas esta terá sido, muito provavelmente, a que mais gostei. Durante o percurso de 12Km, podemos observar um meio rural, com uvas nas videiras, com uma paisagem de flora autóctone, apesar do invasor eucalipto já se avistar perigosamente à distância. E podemos mesmo deliciar-nos ao passar por um bosque de carvalhos, salpicados de musgo verde, apanhar algumas castanhas caídas no chão, e vamos ainda cruzar-nos com diversos cursos de água. Pude ainda observar, em sítios diferentes, duas salamandras, infelizmente mortas na estrada, mas isto significará que esta será uma zona onde ainda se encontrarão com facilidade. Outra coisa muito triste de se ver, é ainda se encontrarem cães, sozinhos, amarrados a cadeado, muitas vezes a bidões de chapa. Já não estamos nesse tempo, e talvez seja da competência das juntas de freguesia alertar as pessoas para o erro que estão a incorrer.  

Como o dia estava de chuva, deixei a máquina reflex em casa e levei comigo a pequena compacta. As fotografias não fazem jus à beleza que encontrei, mas dá para ter uma ideia. E para ver, sentir e cheirar, só indo mesmo lá...






































Sem comentários:

Enviar um comentário