domingo, 8 de abril de 2018

Museu da Quinta de Santiago

É curioso que verifiquei agora mesmo que foi há precisamente um ano, mostrei aqui no blogue a Quinta da Conceição que fica em Leça da Palmeira, mesmo junto à EXPONOR. E o que eu não me apercebi na altura é que, uma outra quinta, fica mesmo junto a esta, podendo mesmo caminhar-se entre uma e outra. Trata-se da Quinta de Santiago, onde desde 1996 está instalado o Museu no edifício principal.


Este edifício, que se estima que tenha sido concluído em 1896 era residência da família Santiago de Carvalho e Sousa e foi desenhado pelo arquiteto italiano Nicola Bigaglia. Entretanto foi adquirido pela Câmara Municipal em 1968 e restaurado pelo arquiteto Fernando Távora.

O espaço da quinta contempla ainda mais duas edificações: o Espaço Irene Vilar e a Casa do Bosque onde lá dentro é possível visitar a Cascata Gigante com cerca de 15 metros quadrados que representa Leça do início do século XX.

Vamos então passear pelo jardim da quinta. Entrando pela entrada principal pela rua Vila Vila Franca:





Se entrarmos pela Avenida Antunes Guimarães (frente ao Porto de Leixões) vimos também ter a este local e ao edifício principal. Pode-se ver melhor usando o Google Maps:


Entrando então a sul, pela Avenida Antunes Guimarães:







Várias palmeiras, com muitos anos, foram, infelizmente, mortas pelas larvas de escaravelho:




Contornando a casa já avistamos o edifício "Espaço Irene Vilar":











E logo à frente a Casa do Bosque:


Se continuarmos em frente vamos desaguar na:


Sem comentários:

Enviar um comentário