terça-feira, 26 de junho de 2018

Via Romana da Geira - Etapa 3 - Lobios - Castro Laboreiro

Ponte de Dorna

Depois de uma noite mais ou menos bem dormida em Lobios, acordamos bastante cedo para depois do pequeno-almoço nos fazermos de novo ao caminho que nos levaria até Castro Laboreiro. Os primeiros quilómetros foram feitos por estrada até atravessarmos a Ponte sobre o Rio Lima em plena Albufeira do Lindoso. 









Cerca de cinco quilómetros depois do início, entrávamos a povoação de Entrimo e passamos pela Câmara Municipal e pela igreja Santa María la Real (século XVIII)







Mais adiante, e depois de caminhar algum tempo na companhia de outro senhor, bastante adiantados do restante grupo, reagrupamos na povoação de Pereira onde nos refrescámos do calor que fazia sentir. 












Depois de Pereira atravessamos um planalto, numa estrada de terra batida, sem qualquer proteção das árvores (que não existem) e ainda por cima por volta do meio-dia, hora de maior de calor.






E estávamos de novo em Portugal, entrando pela fronteira de Ameijoeira, estando mais ou menos a sete quilómetros de Castro Laboreiro pelo trilho que íamos fazer.



Depois de uma paragem para almoço (em que as pessoas comeram o que levavam nas mochilas) mais adiante, num dos muitos sítios com água por que passamos, uma paragem refrescante na Ponte de Dorna (não sei se medieval ou romana, pois parece que os especialistas não se entendem quanto à época de construção):








Ponte da Assureira


E daqui até ao fim ainda faltavam cerca de quatro quilómetros, feitos por estrada, com imenso calor e com uma bela subida no final. Mas valeu a pena. Um trilho com zonas muito bonitas, pena não se poder parar e deitar para tirar uma sesta enquanto se ouvia o som da água. Talvez isso fique - quem sabe? - para outra oportunidade, só por minha conta. 

Sem comentários:

Enviar um comentário