sábado, 28 de julho de 2018

Sansevieria - Espada de São Jorge

Há não muito tempo tinham-me oferecido uma pequena Espada-de-São-Jorge que não levei para minha casa porque ficou em casa dos meus pais a cuidado da minha mãe. E não demorou a ter tido um triste fim. Quando perguntei pela planta a minha mãe disse-me que morreu sem perceber bem porquê. Não muito tempo depois, numa das minhas frequentes idas ao horto, passei por estas plantas e reparei que o substrato que tinham era fibra de coco. Logo aí percebi o porquê da planta ter morrido: excesso de água. Este é um dos erros mais comuns que as pessoas cometem, neste caso também cometido por mim, porque deveria primeiro informar-me convenientemente sobre as necesidades da planta e alertar a minha mãe. Porque por norma as pessoas passam nos hortos ou viveiros, compram uma planta muito bonita, mas rapidamente esta acaba por morrer, porque cada espécie tem necessidades diferentes, seja de luz, sol, substrato ou de regas. Portanto, antes de comprar é essencial saber o que se trás para casa. 

Uma das curiosidades sobre esta planta, é que a encontramos muito frequentemente em estabelecimentos comerciais, como lojas ou escritórios, quase tanto como os vulgares sapos de louça. E isto tem um motivo. A planta está (tal como outras, como por exemplo a arruda) associada à proteção contra invejas e maus olhados e purificadora de más energias e assim sendo acredita-se que possa trazer prosperidade. 

Por tudo isto, por ver a planta um pouco por todo o lado, sempre achei (e é verdade) que se trata de uma planta muito resistente, e daí a minha surpresa quando a minha mãe me disse que ela havia morrido. Mas o problema como referi foi o excesso de água, porque ela passou o Inverno a apanhar muita chuva e frio e, em vez de ficar protegida, o excesso de água terá sido letal. 


Existem diferentes variedades de Espada de São Jorge (Sansevieria) e a senhora que ma vendeu até falou na Espada de Santa Barbara (espadas há muitas!) mas por entre conversa e escolhe e tira daqui e dali já nem sei ao certo a variedade que trouxe! Agora espero é que cresce, e que traga prosperidade! Esta pequena planta teve um custo de 5€.

2 comentários:

  1. Olá, quando poder vou ao horto ver se encontro uma. :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olha ontem vi umas pequeninas Lança de São Jorge no Lidl a 2€ ;)

      Eliminar