sábado, 18 de agosto de 2018

Papiro e Junça: Serão Familiares?

Foi já há alguns anos que arranjei papiros (Cyperus papyrus), no meu entender a planta palustre arbustiva mais bonita. Originária do Egito, onde cresce abundantemente ao longo do rio Nilo, com troncos triangulares que terminam naquela espécie de cabeleira de folhas fininhas e pêndulas. Podem alcançar vários metros de altura,  e foi, há já cerca de seis mil anos o percursor do papel. Era desta planta que se utilizava a matéria-prima para fazer, como o próprio nome indica, o papiro. 


É uma planta lindíssima, que pode ser plantada em lagos, ou em solos húmidos, ou em alternativa, como eu faço, que as mantenho em grandes recipientes sem furos, precisamente para sustentar a água.





Mas entretanto comecei a observar uma outra planta, que à partida não teria nada que ver com este papiro, a muito conhecida junça (tiriria no Brasil) que infesta campos de cultivo de forma extremamente agressiva e quase impossível de erradicar. Mas prestando atenção, comecei a achar que aquelas espigas de sementes muito semelhantes.

E comecei a pesquiar o assunto e a descobrir coisas interessantíssimas!

Então não é que a junça era utilizada no fabrico de móveis nomeadamente de assentos de cadeiras? E os seus tubérculos são comestíveis e sabem a nozes? E que em Espanha (onde é muito cultivada) utilizam o tubérculo para fazer um refresco chamado chufa (o nome que se dá ao tubérculo)?
E a junça é também ela uma planta medicinal usada para problemas de estômago. Bem, certamente que não há razões para que ninguém sofra do estômago à quantidade de junça que há um pouco por todo o lado!

Mais importante ainda, é saber que da junça podemos fazer uma hormona de enraizamento caseira, para que as estacas que queremos propagar, principalmente aquelas mais difíceis de pegar, possam ter uma melhor taxa de sucesso.

Mas será então que a junça é parente do papiro?
Sim! Se o papiro tem o nome científico Cyperus papyrus, a junça tem o nome científico Cyperus esculentus o que significa que partilham o mesmo género! Ou seja, se duas plantas, aparentemente partilham determinadas caracterísiticas, então é muito provável que sejam mesmo familiares.


Ainda assim fica o conselho, não plantem junça em casa, pois não tenho dúvidas que depois se irão arrepender seriamente.

Sem comentários:

Enviar um comentário